PESSOAL NESTE BLOG EU TRATO DE TUDO UM POUCO SOBRE INFORMÁTICA. ESTE BLOG SERVE EM PARTE PARA MIM COMO UM BLOCO DE NOTAS. PUBLICO AQUI MUITO ASSUNTO DE QUE ME PEDEM. ESPERO K APRECIEM ,

21
Jun 13

Poderá ganhar uns bons segundos no tempo de arranque do PC — em alguns casos, mais de dez, se desactivar algumas opções no BIOS, que são desnecessárias ao seu sistema.

 

1-Altere a ordem de arranque (boot order ou first boot device), opção normalmente disponível
no menu das configurações avançadas (advanced BIOS features). Coloque o disco rígido (hard disk) em primeiro lugar, ao invés da drive de disquetes (FDD) e/ou da drive de DVD ou CD.
Desta forma, o PC vai procurar imediatamente pelo sistema operativo no disco rígido, ao invés de perder tempo a procurar noutras unidades. Se, posteriormente, precisar de reinstalar o sistema operativo ou arrancar com uma disquete ou CD específico, mude novamente a ordem de arranque.
 

2-Desactive a detecção automática das unidades de armazenamento. Este sistema de detecção (auto detect drives) permite que sejam identificados e configurados discos rígidos e outras unidades que sejam adicionadas ao sistema, sem que seja necessária a intervenção do utilizador. No entanto, não estamos sempre a instalar novos discos, razão pela qual não vale a pena ter esta opção activa, o que faz poupar alguns segundos, o tempo que o BIOS demora na pesquisa de novas unidades, Faça uma detecção automática das unidades, para as reconhecer, e depois desactive o modo de detecção automática. Infelizmente, algumas configurações do BIOS não permitem desactivar este modo.
 

3-Desactive a detecção de vírus do BIOS. Ganhará tempo no arranque e perderá pouco em termos de segurança, uma vez que os actuais códigos maliciosos (vírus e outros) raramente são do tipo que os antivírus dos BIOS detectam aqueles que afectam a partição de arranque ou a tabela de partições dos discos rígidos.
 

4-Se este existir, desactive o teste de memória. Não vale a pena estar sempre a testar a memória RAM. Se, mais tarde, tiver dúvidas quanto ao estado da memória, poderá sempre voltar a activar este teste.
 

5-Muitas configurações de BOS incluem uma opção de arranque rápido, que diminui os testes aos componentes. Normalmente, surge no menu avançado (advanced BIOS features, por exemplo) com a denominação quick power on self test ou quick boot. Active esta opção.
 

6-Se o seu PC, ao arrancar, apresenta um logo do fabricante, ao invés do ecrã de fundo pre
to com informação, procure por uma opção do tipo fuil screen logo display e desactive-a. Desta forma, além de conseguir aceder a informação sobre o PC, que surge durante o arranque, ganhará algum tempo.

publicado por jorgepc às 02:14
sinto-me:

Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
14
15

16
17
18
20
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO