PESSOAL NESTE BLOG EU TRATO DE TUDO UM POUCO SOBRE INFORMÁTICA. ESTE BLOG SERVE EM PARTE PARA MIM COMO UM BLOCO DE NOTAS. PUBLICO AQUI MUITO ASSUNTO DE QUE ME PEDEM. ESPERO K APRECIEM ,

18
Mar 10

Image and video hosting by TinyPic

A maior parte dos leitores que nos escrevem pede dicas de como se tornar um verdadeiro "fera" da informática. "Gostaria que você indicasse alguns livros para eu aprender em casa as maravilhas da informática", pede o leitor José Domingos Oliveira da Silva. "O que faço para ser um 'crânio' da informática?", pergunta o jovem Leandro.

Lendo, lendo e lendo. Esta é a única forma de aprender. E praticando, é claro. Os livros estão aí justamente para aqueles que querem aprender. O problema é: quais livros ter? Quais livros ler? Não adianta simplesmente comprar livros se eles ficarão empoeirando em alguma prateleira!

Você ainda não domina o micro? O primeiro passo é saber lidar com o sistema operacional de seu micro. Se o seu micro possui MS-DOS instalado, recomendo "MS-DOS 6.22 Curso Básico & Rápido", de Marco Antônio Gutierrez (Ed. Axcel Books). Se você possui MS-DOS, muito provavelmente você também possui o Windows 3.x. Neste caso, a pedida é "Windows 3.1 Curso Básico & Rápido", de Gervazoni. No caso do Windows 95, há inúmeros livros muito bons sobre este sistema operacional. Há dois que eu particularmente gosto muito: "Windows 95 QuickRef", de Fábio Freitas, é um guia visual do Windows 95, para aqueles que já sabem um pouquinho mas querem saber onde encontrar todas as funções do sistema operacional. Já "Windows 95 Curso Básico & Rápido", de Cláudia e Paulo Moreira é para aqueles que ainda estão engatinhando no Windows 95.

O próximo passo é entender como o micro funciona. Neste aspecto, o primeiro livro que recomendo a todos é Como funciona o computador", de Ron White (Ed. Quark, ISBN 1-56276-094-7). Totalmente ilustrado, este livro mostra como funciona o computador por dentro, como, por exemplo, odisco rígido, o processador e o cache de memória. É o primeiro passo para todos aqueles que querem entender como o micro funciona.

Se você já sabe mexer no sistema operacional e entende como o micro funciona, parabéns! Você é um usuário do nível intermediário! Então, o que você precisa para se tornar um usuário de nível avançado? Entender mais sobre multimídia e conectividade são duas opções. Em "Criação de Música e Sons no Computador", de Miguel Ratton (Ed. Campus, ISBN 85-7001-922-X), você aprenderá sobre sons, arquivos MIDI, arquivos WAV, seqüenciadores e toda essa parafernália. Em "Guia do BBS", de Sérgio Gallo (Ed. Campus, ISBN 85-7001-965-3) você aprenderá sobre BBS, sistema de comunicação eletrônica de troca de mensagens e arquivos.

Já no âmbito da Internet, não faltam livros. A começar pelo "Como funciona a Internet", de Joshua Eddings (Ed. Quark, ISBN 1-56276-192-7). Apesar da tradução falhar em alguns pontos, o livro vale a pena por causa das figuras. Depois que você já souber como funciona a Internet, o próximo passo é se conectar! "Internet Curso Básico & Rápido", de Carlos Cardoso (Ed. Axcel), "Nestacape Navigator para Principiantes" e "Internet Explorer para Principiantes", ambos de André Valle e Cláudia Guimarães (Ed. Axcel), são boas pedidas.

Ah, então agora você está quase se sentindo um fera, não é mesmo? Porém falta conhecer mais a fundo todos os meandros da informática, ou seja, falta base para você virar um usuário avançado ou quiçá um profissional da área. Ok. Você pode começar com "Windows 3.1 Helpdesk", de Carl Townsend (Ed. Ciência Moderna) e aprender como realmente funciona o Windows 3.x. Em "Windows 95 não autorizado", de Andrew Schulman (Ed. LCTE), você aprenderá como realmente funciona o Windows 95 e verá que, tecnicamente, ele não é lá estas maravilhas. Em "Desvendando o Windows 95", de Adrian King (Ed. Campus, ISBN 85-7001-943-2), você aprenderá mais ainda sobre o funcionamento interno do Windows 95.

Se você quiser entender de redes locais, "Implantando e Trabalhando em redes com Windows for Workgroups 3.11", de Martin Matthews e Bruce Dobson (Ed. Makron Books, ISBN 85-346-0304-9) é um bom começo, além do consagrado "Guia da Conectividade", de Frank Derfler, Jr. (Ed. Campus, ISBN 85-7001-771-5).

Você já deve ter ouvido a máxima "Entendendo o passado, estaremos compreendendo o presente e prevendo o futuro". Por isto, não deixe de ler "Microsoft", de Daniel Ichbiah e Susan Knepper (Ed. Campus, ISBN 85-7001-727-8), que conta a história da Microsoft e de Bill Gates.

Para fechar, os livros de nível avançado. Aqui recomendo "PC: Um guia prático de hardware e interfaceamento", de Ricardo Zelenovsky e Alexandre Mendonça (Ed. Interciência, ISBN 85-7193-001-5), "Interfacing to the IBM personal computer", de Lewis Eggebrecht (Ed. SAMS, ISBN 0-672-22722-3) e "Hardware Bible premier edition", de Winn L. Rosch (Ed. SAMS, ISBN 0-672-30954-8). Estes dois últimos são importados e inglês (você poderá adquiri-los em livrarias virtuais da Internet, como a Amazon.com).

É claro que não poderia deixar de citar os meus livros (indispensáveis, é claro!): Em "Hardware Curso Completo" (ISBN 85-7323-032-0), um tijolo de 712 páginas, você aprenderá sobre hardware e o funcionamento dos sistemas operacionais. "Hardware Curso Básico & Rápido" (ISBN 85-7323-033-9) é para o mais apressadinhos e "Montagem de Micros Curso Básico & Rápido" (ISBN 85-7323-037-1), para aqueles que querem aprender a como montar seu próprio micro. "Fax/Modem Truques Espertos" (ISBN 85-7323-044-4) e "Kit Multimídia Truques Espertos" (ISBN 85-7323-057-6) ensinam a instalação, configuração e utilização destes periféricos. "Manutenção e Configuração de Micros" (ISBN 85-7323-061-4) é o livro de cabeceira de todos os candidatos a técnico em manutenção e nenhum micreiro pode deixar de ter. Todos são publicados pela Axcel Books.

Para você que não sabe, o código ISBN é um código internacional de catalogação de livros. É através desse código que geralmente as livrarias fazem pedidos sob encomenda, caso você não encontre o livro disponível para a venda imediata.

Dica: Veja mais recomendações de livros em nossa área de recomendações.

Na Internet

Na Internet, além dos sites dos fabricantes, há alguns sites que recomendo para os candidatos a fera:

http://www.hackers.com.br
Anti Hacker's Homepage. Em português, ensina bastante sobre hackers, vírus e outros "grilos" que atormentam os usuários. Excelente para você tirar suas dúvidas mais comuns.

http://www.clubedohardware.com.br.
Clube do Hardware. Você encontrará artigos, dicas e as colunas "Microteste" já publicados aqui no Dia Informática, além de material inédito.

http://www.tomshardware.com.
Tom's Hardware & Performance Guide. Um dos sites mais importantes para os micreiros, pois apresenta novas tecnologias antes do lançamento. Em inglês.

http://www.enemy.org.
Este é o site dos odiadores da Microsoft. Aprenda como as coisas não funcionam! Em inglês.

http://www.winfiles.com.
Este site traz inúmeras informações sobre o Windows 95. Em inglês.

http://www.x86.org.
Intel Secrets - Segredos que a Intel não quer que você saiba! Em inglês.

http://www.chipanalyst.com/mpr.
Microprocessor Report - Leia artigos sobre os futuros
processadores. Em inglês.

Dica: Veja mais sites interessantes em nossa área de links.

Image and video hosting by TinyPic

publicado por jorgepc às 01:38
sinto-me:

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

19
20

27

28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO