PESSOAL NESTE BLOG EU TRATO DE TUDO UM POUCO SOBRE INFORMÁTICA. ESTE BLOG SERVE EM PARTE PARA MIM COMO UM BLOCO DE NOTAS. PUBLICO AQUI MUITO ASSUNTO DE QUE ME PEDEM. ESPERO K APRECIEM ,

25
Mar 10

Aprenda como usar o programa Luxand Blink! para conectar o seu usuário do Windows sem digitar senha alguma!

 

Se você não é a única pessoa com acesso total a determinado computador, proteger as informações nele contidas é uma ideia sábia. Para isso, senhas podem não ser a melhor estratégia - principalmente quando você tem pressa e precisa digitar uma que seja quilométrica e complexa (misturando letras maiúsculas com minúsculas, números e símbolos).

Quem possui webcam não precisa mais se preocupar em memorizar senhas com grande potencial de esquecimento (do tipo que você anota num papel e alguém acha quando você não está por perto). Hoje vamos ensinar a você, caro usuário do Portal Baixaki, como configurar o programa Luxand Blink! para realizar o login no Windows através de reconhecimento facial.

Baixe o  Luxand Blink!

A instalação

O instalador do Luxand Blink! é um pouco diferente daqueles a que você deve estar acostumado, mas não chega a ser difícil de entender.

Instalador

Depois de executá-lo, clique em “Options” para definir em que pasta ele deve ser instalado e selecione “OK”.

Opções

Novamente na primeira tela, escolha “Luxand Blink! License agreement”, leia a licença (caso entenda inglês) e clique em “I Agree”.

Licença

Enfim, clique sobre “Install Luxand Blink!” para iniciar o processo de instalação.

Identificação de usuário

Uma vez instalado, a janela de configuração é aberta. Clique em “Next”.

Janela de  configuração

A tela seguinte mostra como você deve mexer seu rosto para que o programa identifique seu rosto corretamente. Clique em “Next”.

Gire da direita para a  esquerda

Escolha qual webcam deseja que seja utilizada para a identificação facial (se possível, escolha a com melhor resolução - no caso de haver a opção de escolha entre mais de uma).

Escolha a webcam

Sente-se de modo semelhante àquele que você costuma sentar em frente ao computador. Nada de poses (exceto se você deseja fazê-las sempre que precisar acessar seu usuário). Gire a cabeça para a direita e esquerda, vagarosamente. Porém, tente fazê-lo antes de a barra verde, abaixo do vídeo, ser preenchida.

Gire para ambos os  lados antes de a barra encher

A última tela da captura de rosto serve para relacionar a face obtida com a conta de usuário com a qual você está logado. Digite sua senha, caso tenha uma, e clique em “Finish”.

Insira sua senha

Ativação do reconhecimento facial

Feito tudo isso, o Luxand Blink! passa a ficar a rodar em segundo plano. Clique duas vezes sobre ele para abri-lo. Ou use o botão direito e selecione “Settings”. A opção “Disable” desativa o reconhecimento facial na tela de login, enquanto “Don’t run on startup” faz o programa não ser carregado junto ao Windows durante a inicialização.

Barra de Sistema

A janela aberta conta com várias opções. “Enable” ativa o reconhecimento facial. “Remember” abre a tela de captura de rosto (visto no item anterior). “Camera” escolhe a webcam utilizada. “Help” abre o arquivo de ajuda. “Don’t run” desativa a inicialização do programa junto ao Windows.

Opções

“History” mostra o histórico das fotos tiradas quando você faz o login no modo “High Convenience”. Esse modo identifica o rosto registrado, não importando se você está de peruca ou deixou a barba crescer. Ele aprende com o tempo, com isso você não precisa sempre capturar uma nova imagem.

Embaixo: tentativa frustrada de login

“High Security” é mais seguro. Contudo, pode barrar seu login caso você pinte o cabelo, por exemplo. Ele pode ser útil, porém, caso alguém com traços muito parecidos com os seus tente realizar o login se aproveitando disso.

Faça o teste

Agora que você relacionou seu rosto com uma conta do Windows e ativou a identificação facial do Luxand Blink!, faça o logoff e veja se o login é feito corretamente quando seu rosto for identificado. No entanto, não se esqueça de relacionar seu rosto à conta certa e de sempre sentar na mesma posição em que a captura facial foi realizada!

Reconhecimento na tela de login

Você conseguiu seguir todos os passos e fazer o Luxand Blink! funcionar como deve? Deixe um comentário caso ainda haja qualquer dúvida!

publicado por jorgepc às 01:11
sinto-me:

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

19
20

27

28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO