PESSOAL NESTE BLOG EU TRATO DE TUDO UM POUCO SOBRE INFORMÁTICA. ESTE BLOG SERVE EM PARTE PARA MIM COMO UM BLOCO DE NOTAS. PUBLICO AQUI MUITO ASSUNTO DE QUE ME PEDEM. ESPERO K APRECIEM ,

25
Mar 10

Quer instalar o Windows no Mac e não sabe como? O Baixaki preparou um guia mais que completo que explica e simplifica cada passo da ferramenta BootCamp.

Para alguns, uma verdadeira blasfêmia. Para outros, simplesmente necessário. A instalação de Windows em um Mac pode até dividir opiniões, mas, quando você menos perceber, o sistema Sistema operacional Operacional de Bill Gates fará falta - nem que por um breve segundo.

De cada 100 usuários de computador no mundo, cerca de 88 optam pelo Windows, nove ficam com o Mac OS X e o restante é divide-se entre Linux, iPhone etc. Mesmo com todas as falhas e desvantagens já conhecidas, o Windows retém a maior fatia de market share e isso não se discute.

Por ser o Sistema mais utilizado no mundo, o foco de muitas empresas de software está no Windows, deixando o Mac em segundo plano, o que implica na quantidade de programas disponíveis para o Mac OS X. Claro, em mais de 90% das situações, o usuário acaba por conseguir um programa equivalente - e muitas vezes gratuito!  Entretanto, o problema principal está em softwares específicos  que suportam apenas o Sistema Operacional  da janelinha.

Dois  sistemas, um computador.

Você usa um Mac, você ama seu Mac, mas o programa de sua empresa só roda no Windows. O que fazer? Você ama jogos. Seu jogo favorito só está disponível para Windows. E agora?

Para contornar essa situação, o Mac OS X oferece uma solução eficiente que coloca o Windows dentro do seu Mac: o BootCamp. O Baixaki traz para você um guia completinho sobre como unir estes dois Sistemas Operacionais em um só Mac. Vamos lá?

O  que é?

O BootCamp é uma ferramenta presente no Mac OS X 10.5 e 10.6 que permite rodar o Windows em versões compatíveis transformando o Mac em uma máquina dual-boot. Isso quer dizer que você poderá escolher inicializar o Sistema com o Mac OS X ou com o Windows.

O que devo ter em mãos?

- O DVD de instalação do Windows XP, Vista ou 7*
- Um Mac Intel com Mac OS X Leopard ou Snow Leopard
- Os DVDs de instalação do Mac OS X
- Espaço livre no HD (mínimo de 10GB)
- Algumas horas de paciência

Mãos  à obra!


1. Prepare o Mac

Antes de começar qualquer processo relacionado ao BootCamp em si, é interessante fazer uma faxina no Mac e liberar espaço em seu HD. Após mandar alguns entulhos para a Lixeira, é importante também fazer um backup de segurança de seus principais arquivos.Não precisa ficar nervoso! É pouquíssimo provável que alguma tragédia aconteça, porém, o seguro morreu de velho!

2. Luz, câmera...


Se estiver usando um MacBook, conecte-o à tomada, faça o login em uma conta de administrador e encerre todos os programas abertos - inclusive aqueles que ficam na Barra de Menu e são frequentemente esquecidos.

3. Ação

É hora de executar a ferramenta do BootCamp (Aplicativos -> Utilitários -> Assistente do BootCamp) e criar uma partição em seu disco rígido, ou seja, dividi-lo em duas partes: uma para o Mac e outra para o Windows.

BootCamp.


Com o BootCamp, você só precisa clicar no separador e movê-lo (veja imagem abaixo), até que o tamanho das partes esteja de acordo com aquilo que você precisa. Para o Windows, um pouco mais de 10GB é suficiente, no entanto, vale lembrar que se você for instalar programas pesados, é melhor garantir o dobro de espaço (20GB).

Partição de disco.

O processo de partição deve demorar alguns minutos e não é aconselhável que você use seu Mac enquanto isso. Pegue uma revista, uma xícara de café e seja paciente! Assim que for criada, a partição está pronta para receber o Windows. Então, insira o DVD do Windows no Mac e clique no botão “Iniciar Instalação”.

4. União de dois universos

Com o disco de instalação do Windows no drive, o Mac irá reiniciar e você deve seguir a instalação padrão. Sem truques ou complicações, a instalação é tranquila e só há uma coisa que você precisa saber: o Windows irá pergunta em qual disco o Sistema será instalado. A resposta é rápida: na partição do BootCamp, obviamente.

No entanto, esta partição precisa ser formatada em uma extensão que possa ser lida e escrita tanto pelo Windows quanto pelo Mac. Tudo o que você precisa fazer é selecionar a partição em que está escrito BootCamp e clicar em “Opções de disco (Avançado)”. Nestas opções, clique no botão “Formatar” e aguarde. Assim que for terminado o processo, clique em continuar e siga as instruções na tela.

Formatar a partição.


Após o processo de instalação em si, em que não há nada a ser feito a não ser esperar, você deve preencher as informações iniciais sobre data e horário, nome do usuário e senha. Feito isso, o Windows está quase pronto para ser utilizado.

5. Golpe final

Executável da Apple.


Agora que está tudo devidamente instalado e funcionando, retire o disco do Windows de dentro do Mac e insira o DVD 1 do Mac OS X. O Windows irá mostrar uma pequena janela com a opção de um executável da Apple. Neste programa está uma série de modificações do próprio BootCamp que devem ser instaladas no Windows. Além disso, todo o suporte à iSight e ao microfone embutido é feito a partir deste executável.

Fácil, não?

Para você ter noção do tempo gasto no processo de instalação, testamos o Windows Vista e o Windows 7 em nosso Mac Mini ainda com o Mac OS X 10.5 Leopard. O Vista levou cerca de uma hora e meia para ser instalado, enquanto o Win7 ficou com surpreendentes 40 minutos. Todo o processo é muito mais simples do que você imagina e, apesar de particionar discos e instalar Sistemas, fique tranquilo: seu Mac estará a salvo!

Como  gerenciar dois mundos

Pronto, os grandes rivais Mac OS X e Windows se tornaram vizinhos e cabe a você saber como usá-los corretamente. Antes de pular de cabeça nesses dois Sistemas Operacionais, há algumas coisas que o usuário Mac deve saber ao utilizar as facilidades do BootCamp, portanto, leia com atenção.

Ao ligar o seu computador, é provável que o Windows inicialize automaticamente, como Sistema primário. Há um jeito simples de escolher com qual dos dois SOs o seu Mac irá inicializar toda vez que você liga o Macligado. Para isso, basta pressionar a tecla Option (ALT) assim que a tela cinza aparecer.

Escolha o sistema para boot.

Teclado

Tecla Option é o ALT do Windows
Tecla Command é a tecla Windows
Tecla Delete é o Backspace do Windows
Tecla F14 é o PrintScreen do Windows

*Sobre o Windows 7 no Mac

O BootCamp já oferece suporte ao Windows 7?

Não. Segundo a Apple, o suporte completo só será liberado no final de 2009.

Mesmo sem suporte, o Windows 7 funciona com o BootCamp do Leopard?

Funciona, mas apresenta mil e um problemas.

E o Snow Leopard?

A equipe Baixaki não testou o Windows 7 no com o Snow Leopard, mas tem muita gente nos fóruns e comunidades que testou e aprovou. Se a ansiedade for grande e você não conseguir esperar até o final do ano pelo suporte oficial, você pode até tentar, mas lembre-se: o risco é por sua conta!


Baixaki Mac.


É isso aí. Agora você já está apto para particionar seu disco rígido e trazer o Sistema Operacional de Redmond para o pomar! Você já usa o BootCamp? Tem mais alguma dica? Compartilhe com os MacManíacos!

publicado por jorgepc às 01:19
sinto-me:

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

19
20

27

28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO