PESSOAL NESTE BLOG EU TRATO DE TUDO UM POUCO SOBRE INFORMÁTICA. ESTE BLOG SERVE EM PARTE PARA MIM COMO UM BLOCO DE NOTAS. PUBLICO AQUI MUITO ASSUNTO DE QUE ME PEDEM. ESPERO K APRECIEM ,

10
Abr 10

Técnica muito utilizada pela polícia e vista em quase todos os filmes do gênero está ao alcance de todos graças à internet.

 

A técnica de retrato falado é uma das mais difíceis do desenho à mão livre. Interpretar o que alguém está recitando de forma a transformar aquelas pouca palavras em um rosto reconhecível é complicado e trabalhoso. Tanto é verdade que dificilmente se encontra quem faça esse tipo de desenho fora do ambiente policial, onde ele é necessário.

Agora, se você quiser descobrir como é a criação de um retrato falado, por curiosidade ou quem sabe para fazer uma brincadeira com algum amigo, existem maneiras de você conseguir um resultado muito semelhante ao de um desenhista da polícia. O Baixaki mostra agora como você pode realizar esse feito.

Pré-requisitos

Para a criação do retrato falado, neste artigo será usado o serviço online PimpTheFace, que você pode acessar pelo link abaixo.:

Acesse o  PimpTheFace

O PimpTheFace permite que você crie retratos “falados” com facilidade, apenas escolhendo e editando características escolhidas a partir de uma lista de desenhos.

 

 

Outra possibilidade – que será explorada neste tutorial – é a de criar um retrato a partir de uma fotografia. Acompanhe como se cria um retrato falado do presidente estadunidense Barack Obama no vídeo a seguir:

 

Para seguir o tutorial, recomenda-se que você tenha uma foto frontal sua ou de algum amigo, para que você repita o passo a passo que será mostrado a seguir. Vale ressaltar que, assim como os retratos falados policiais, o desenho criado com o PimpTheFace pode ficar mais ou menos próximo da imagem real.

Entretanto algumas diferenças sempre existirão, já que os elementos utilizados na marcação dos traços do rosto são aproximações médias, e não desenhos específicos. Compare o resultado final com a foto utilizada nesse tutorial:

Foto original Retrato falado

Como você pode perceber, não são exatamente iguais, mas as características básicas são próximas o suficiente para permitir um reconhecimento.

Passo a passo

1. Carregando a imagem modelo

Carregue e transforme uma imagem em fundoDepois de iniciar o serviço do PimpTheFace, procure na coluna direita da interface a opção “Load background”, clique no botão com reticências e escolha a imagem que você usará como base para o retrato falado.

Depois de a foto ser carregada, logo abaixo da caixa com o nome do arquivo selecionado, acione a seleção “use as background”, para que a imagem seja centralizada na tela. Para ajustar o tamanho da foto, use a barra de rolagem “Background scale”. Quanto mais à esquerda o cursor ali estiver, menor será a imagem.

2. Preparando a imagem para o retrato

Para facilitar a visualização dos elementos de desenho que você usará para criar o retrato falado, recomenda-se diminuir a opacidade do fundo. Para isso, use a barra de rolagem “Background opacity”, situada logo abaixo daquela que define o tamanho da foto. Nesse controle, quanto mais à direita estiver o cursor, menos transparente estará o original.

3. Contornos do rosto

Barra de seleção - queixo Contorno do rosto

Edição de escalaA maneira mais fácil de começar o retrato falado é com as linhas básicas que definem o contorno do rosto. Com a imagem original rebaixada – ou seja, com menor opacidade – clique no primeiro ícone da barra logo à esquerda da área de desenho. Essa ferramenta oferece as opções de contorno do queixo e da lateral do rosto.

Teste as diversas opções oferecidas na área esquerda da interface, até encontrar alguma que se assemelhe ao rosto da imagem sendo transformada em retrato falado. Caso o tamanho do elemento de desenho seja muito diferente da imagem original, utilize o gráfico de escala na parte inferior esquerda da tela para ajustar as proporções.

Barra de seleção - cabeça Cabeça

Depois de acertar o contorno do maxilar, passe para a parte de cima da cabeça, encontrada no terceiro ícone da coluna de seleção.

4. Pelos faciais

Mais complicado para homens do que para mulheres, a aplicação dos pelos do rosto é um dos itens que definem realmente algumas das expressões do retratado, por isso a escolha dos elementos utilizados deve ser cuidadosa, bem como o ajuste de proporção.

O primeiro passo é aplicar o estilo de barba que melhor combina com a foto modelo.

Barra de seleção - barba Barba

Depois, as sobrancelhas dão personalidade ao rosto em construção:

Barra de seleção - sobrancelhas Sobrancelhas

A seguir, selecione o corte de cabelos mais parecido com o do original:

Barra de seleção - cabelo Cabelo

5. Lábios e bigodes

Barra de seleção - boca Boca

A região da boca também é importante para a definição de características e expressões em um retrato.

Barra de seleção - bigodes Bigodes

É comum – por parte dos rapazes – o uso de bigodes, que na verdade apenas complementam os traços labiais.

6. As janelas da alma

Os olhos são provavelmente os elementos mais difíceis de retratar. Tanto pela diversidade de formatos como pela impossibilidade de incutir ao desenho toda a expressão que passa pelas íris. A falta de cor deles no retrato falado também é uma dificuldade significativa.

Barra de seleção - olhos Olhos

O PimpTheFace também permite – caso seu “modelo” use óculos – a inclusão de acessórios na região dos olhos. O processo para aplicar um par de óculos no retrato é o mesmo de todos os outros elementos, escolhendo aquele que mais se parece com o verdadeiro e corrigindo sua proporção em relação ao desenho.

7. Enfim, um rosto

Nesse ponto, como você já percebe no desenho da seção anterior, o retrato falado está quase pronto. Porém, nenhuma pessoa pode ser reconhecida sem seu nariz, e para aplicá-lo basta selecionar o mais parecido da lista que você encontra no último ícone da coluna de seleção.

Barra de seleção - nariz Nariz Retrato falado

Pronto, agora você já tem um retrato falado digno dos melhores filmes policiais de Hollywood, porém baseado em uma foto sua, ou de algum amigo, para você imprimir e – quem sabe – ainda fazer graça com a pessoa retratada.

Ressalvas

O Baixaki acha importante, entretanto, lembrar que brincadeiras nem sempre terminam bem, então pense em como você vai utilizar esta ferramenta.

Uma possibilidade bem mais séria é a utilização deste serviço a fim de ajudar na busca por pessoas desaparecidas, criando retratos em preto e branco a partir de fotografias, diminuindo os custos de impressão de cartazes, por exemplo.


http://www.pimptheface.com/create/

publicado por jorgepc às 17:13
sinto-me:

Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
12
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO