PESSOAL NESTE BLOG EU TRATO DE TUDO UM POUCO SOBRE INFORMÁTICA. ESTE BLOG SERVE EM PARTE PARA MIM COMO UM BLOCO DE NOTAS. PUBLICO AQUI MUITO ASSUNTO DE QUE ME PEDEM. ESPERO K APRECIEM ,

30
Nov 09

Atualize o Firefox sem perder as extensões

 

 

O nosso querido Firefox chegou à versão 3.5 - a mais rápida, segura e inteligente de todas.

Para atualizá-lo clique em ajuda e depois em verificar atualizações. Provavelmente você será avisado de que alguns complementos serão desativados, mas não se preocupe pois com extensão  Nightly Tester Tools é possível forçar a compatibilidade com novas versões do navegador.

Instale a extensão, reinicie o Firefox e clique em complementos; clique com o botão direito do mouse sobre a extensão que não está funcionando e escolha a opção override compatibilily

Nunca mais você vai deixar de atualizar seu Firefox por falta de suas extensões favoritas ;)


 


 

Mozilla Firefox dicas:Extensões para trabalhar melhor com abas no Firefox


 

Complementos que podem deixar a função das abas do Firefox ainda mais interessante

Pare por um instante e pense: Você consegue lembrar do tempo em que os navegadores não tinham abas? Certamente que sim, porém deve ser uma lembrança daquelas ocorridas há muito tempo atrás.
Nessa época, ou você acumulava diversas janelinhas de navegador abertas em sua barra de tarefas na área de trabalho ou tinha acesso a um conteúdo por vez na janela ativa. As abas dos navegadores entraram de forma bem sutil em nosso cotidiano de internet, mas a praticidade trazida com elas as tornou quase indispensáveis.
Atualmente, conhecidas como abas ou guias, todos os navegadores possuem essas "divisórias internas" para as janelas, de forma que os navegadores mais novos foram criados já possuindo este sistema.
Da mesma forma, se você é um usuário convicto das abas, também já deve ter pensado que elas deveriam ter algumas funções diferentes ou até mesmo um organizador para quando estamos com muitas delas abertas. Abaixo, o Chrome dicas preparou uma seleção com alguns complementos que trazem funções alternativas para você adicionar às abas do navegador Mozilla Firefox.
Fox Tab
O FoxTab é um complemento que veio para ajudá-lo na tarefa de organizar uma imensa quantidade de abas abertas em seu navegador. A partir de uma combinação de teclas, esta extensão exibe miniaturas de todas as abas que estão abertas, permitindo que você alterne para a aba desejada com muito mais facilidade.
Abas exibidas como miniaturas
Um atalho já vem configurado por padrão, tanto para apenas alternar entre as miniaturas quanto para “fixar” a janela que as exibe para sua escolha. Caso deseje alterá-lo, basta acessar as opções do programa. E se não bastasse toda a elegância da alternância padrão que o FoxTab traz, você ainda pode escolher outros estilos de apresentação de abas, no canto inferior direito da tela. Compatível com as versões mais recentes do Firefox.
Double-Click to Reload Tabs
O Double-Click to Reload Tabs é um complemento que facilitará as funções de atualizar uma página da internet ou carregá-la novamente, ignorando o conteúdo previamente armazenado em cache. Este não é um complemento que traz funções inovadoras, inexistentes ou vitais para o navegador, entretanto, pode antecipar processos que custariam o tempo de um acesso ao menu do navegador ou teclas de atalho. Compatível com as versões mais recentes do Firefox.
Atualizando as abas com um clique duplo
Tab Preview
Este complemento tem uma função bem interessante! Assim como o sistema de miniaturas do Windows Vista, esta extensão permite que você veja o conteúdo de qualquer aba sem ter que clicar na mesma. Basta passar o mouse por cima de qualquer uma das abas que estiverem abertas na janela do navegador para que uma miniatura do conteúdo dela seja exibida.
Você pode escolher o tamanho da miniatura por meio do menu “Ferramentas”, “Complementos”, “Extensões” e selecionando o “Tab Preview”. Então clique no botão “Opções” para selecionar uma das alternativas para ser aplicada as dimensões que a imagem deverá apresentar. Compatível com às versões mais recentes do Firefox.
Exibindo a miniatura das abas antes de abri-las
Duplicate Tab
O 
Duplicate Tab permite que você faça um clone de uma aba que esteja aberta juntamente com o histórico de navegação dela. Desta forma, é possível acessar todo o conteúdo previamente utilizado por esta aba em uma nova. A extensão também permite que você abra links em abas duplicadas.
Assim você pode navegar para frente ou para trás no histórico da tab clonada, enquanto lê a página atual na tab original. Você pode duplicar uma tab numa nova janela ou na mesma janela. Outro recurso interessante é a habilidade de unificar janelas: quando várias janelas do Firefox estiverem abertas, você pode juntar todas elas em apenas uma separada por abas.

SplitBrowser
O 
Split Browser é um complemento leve que permite dividir a janela do navegador, de forma que  duas ou mais páginas sejam exibidas em uma mesma janela. Ou seja, com este programinha, múltiplas páginas podem ser exibidas em uma mesma tela simultaneamente. E, caso deseje, cada uma destas “telas” ainda pode estar dividida em abas.
É um complemento muito útil para pessoas que eventualmente precisam estar com mais do que uma página da internet aberta simultaneamente. Esta funcionalidade pode ser ainda mais interessante para pessoas que utilizam monitores widescreen, aproveitando todo o espaço disponível na tela.
Dividindo as abas
Para particionar a tela, acesse o novo botão que será disposto na barra de ferramentas do Firefox, o “Split”. As páginas podem ser dispostas na tela da maneira como quiser: lado a lado verticalmente e horizontalmente, em uma das laterais da tela, entre outras. Para retornar a exibição normal, basta acessar o botão específico nas divisórias abertas. Compatível com as versões mais recentes do Firefox.
Tree Style Tab
Este complemento pode ser muito interessante para quem precisa abrir muitas abas ao mesmo tempo no Firefox e não gosta de bagunça! Ele organiza suas abas como se fosse uma árvore de arquivos (no mesmo estilo de como o Windows Explorer organiza as pastas, por exemplo).
A partir da instalação desta extensão todas as suas abas de navegação aparecerão na lateral da página, uma embaixo da outra, como uma árvore. Adicionalmente, acessando o menu de opções do complemento, esta posição pode ser alterada para direita, esquerda, embaixo ou acima (posição normal das abas), pode ser adicionada uma nova skin, as abas podem ser ocultadas, entre muitas outras opções de funcionamento. Compatível com as versões mais recentes do Firefox.
Exibindo as abas como árvores de arquivo
New Tab King
O 
New Tab King é um complemento que se preocupa com você desde o momento da abertura de uma aba diferente!  Ao invés de a aba ser deixada em branco, aguardando a digitação de um novo endereço, esta extensão trará até você a lista dos sites mais visitados em seu computador, uma barra de busca e a lista das abas que foram fechadas recentemente.
Desta forma, se você acidentalmente acabar fechando uma aba, poderá reabri-la com apenas um clique. A lista com os endereços de páginas da internet mais utilizados está separada em categorias, e pode ser acessada em um momento específico do dia (manhã, tarde, final de tarde ou noite) ou em todas as ocasiões.  para esta verificação.
Personalizando a abertura de novas abas
Caso queira alterar a lista de programas exibidos por uma com um tom mais sério, é possível ativar a função “boss mode”, que se encarregará desta tarefa para você. Entre as opções de personalização deste complemento, ele também permite que você troque a imagem padrão exibida no fundo das opções acessando a opção “Customize background”. Compatível com as versões mais recentes do Firefox.
Last Tab
O 
LastTab tem como função especializar o sistema de abas. Ele permite uma maior agilidade na mudança delas em um sistema inteligente, ideal para uma navegação abrangente ou para quem gosta ou precisa estar sempre com várias abas abertas.
Por meio deste complemento, as abas podem ser alteradas com um clique em cima da aba correspondente ou mesmo através do comando “Ctrl + TAB”. Com isto, uma janela auxiliar é aberta mostrando todas as abas. Segurando Ctrl, cada vez que se pressionar TAB, altera-se a aba a ser acessada. A listagem é feita com cada endereço, um ícone da página e seu título.
Organizando uma lista com suas abas
A aba atual sempre aparece no topo e abaixo ficam as demais, na ordem da esquerda para a direita. Compatível com as versões mais recentes do Firefox.
PageStyle2Tab
O 
PageStyle2Tab traz uma opção para adicionar cores e temas diferentes para suas abas. Para você que gosta de adicionar temas ao navegador, este complemento faz com que toda vez que você abrir uma nova aba, ela copie o estilo e cor da página para sua si mesma, alterando a aparência de cada uma delas conforme a página em exibição.
Cada vez que uma aba for aberta, ela será exibida com a cor e o estilo utilizado pelo conteúdo da página que ela estiver exibindo.  Ainda é possível configurar se todas as abas receberão a função do programa ou apenas a que estiver ativa. Se será alterada apenas a cor ou se ela também receberá a imagem de fundo. E, se quando não houver um estilo, a aba será preta ou branca (adicionalmente há opção para não utilizar este recurso).
Abas conforme a cor e conteúdo da página aberta
Tab Effect
Com o espaço nos sistemas operacionais que os efeitos 3D vêm conquistando, após dominar o mundo dos jogos, esta pequena extensão para o Firefox veio para modernizar a sua forma de alternar entre abas. Com o 
Tab Effect, todas páginas que estão em abas tornam-se faces de poliedro, o qual é rotacionado ao se clicar em outra, criando assim, um efeito em terceira dimensão.

Ele utiliza drivers do Microsoft Directx para a sua renderização, o que gera uma sensação de suavidade no efeito. Este complemento só é compatível com versões mais antigas do Firefox (até a 2.0.0).
Abas exibidas em três dimensões
Esperamos que tenham gostado da dica e possam encontrar dentre estes complementos, um com a “funcionalidade que estava faltando”.

Mozilla Firefox dicas:Bloqueando janelas Pop-up


Como bloquear as janelas de pop-up nos principais navegadores

As janelas pop-up, embora caracterizem uma das formas de se fazer propaganda por meio da internet, muitas vezes acabam incomodando os usuários. Sim, aquelas janelinhas teimosas que aparecem bem encima do texto que você estava lendo ou ficam perseguindo você por toda a tela e tirando o sossego de sua navegação.
Há sempre quem não se perturbe com elas ou até mesmo quem goste. Se este não é seu caso, a maioria dos navegadores atualmente já possuem mecanismos próprios para bloquear estas janelas e estas configurações costumam ser simples e podem ser feitas em poucos passos.
Ainda assim, algumas páginas da internet utilizam as janelas pop-up para exibir mais informações sobre um item selecionado ou como forma de navegação em outras áreas do site. Por este motivo, é sempre bom incluir exceções de bloqueio e autorizar aquelas páginas que você acessa. De qualquer forma, sempre é possível, também, receber notificações de quando as pop-ups são bloqueadas.
Abaixo, segue o procedimento para bloquear pop-ups, exibir notificações de bloqueios e (quando disponível) adicionar exceções nos navegadores mais utilizados.
Mozilla Firefox
No Firefox você pode controlar janelas pop-up por meio do painel “Conteúdo”. Clique no menu “Ferramentas”, “Opções”, acesse a aba “Conteúdo” e marque a caixa de seleção “Bloquear janelas pop-up”. Da mesma forma, você pode permitir pop-ups de algumas páginas de internet que sejam confiáveis ou conforme desejar, basta clicar no botão “Exceções”.
Bloqueando janelas pop-up no Firefox
Será aberta uma nova janela de opções e para liberar as pop-ups basta cadastrar o site na lista digitando o endereço dele no campo acima e clicando no botão “Permitir”.  Quando concluir, basta fechar a janela.
Adicionando exceções
Quando o Firefox bloqueia uma pop-up, ele exibe no topo da página uma informação notificando o bloqueio e perguntando se você deseja adicionar uma exceção ou permitir naquele caso em específico.
Internet Explorer
No Internet Explorer essa opção por padrão costuma já vir habilitada, mas você pode alterar por meio do menu “Ferramentas”. Clique em “Ferramentas”, “Bloqueador de Pop-ups” e “Habilitar Bloqueador de Pop-ups”.
Bloquear pop-ups no Internet Explorer
Para adicionar exceções, clique em “Ferramentas”, “Configurações do Bloqueador de Pop-ups”. Uma nova janela será aberta e basta cadastrar o site na lista digitando o endereço dele no campo acima e clicando no botão “Adicionar.”
Adicionando exceções
Quando uma pop-up for bloqueada, uma informação é exibida notificado este bloqueio. Para permitir temporariamente que uma determinada página exiba pop-ups, clique na Barra de Informações e em seguida, clique em “Autorizar Pop-ups temporariamente”.
Google Chrome
No Google Chrome as janelas pop-ups são bloqueadas por padrão, mas você pode escolher ser notificado (ou não) deste bloqueio. Para isto, clique no menu  “Ferramentas” (aquele com um ícone no formato de chave inglesa) e “Opções”. Então clique na aba de “Configurações Avançadas”.
Desça a barra de rolagem até chegar na parte de “Conteúdo web” e selecione a caixa de seleção "Notificar quando um pop-up for bloqueado" e feche a janela para concluir a operação. Com este procedimento você poderá ver o número de pop-ups abertas em uma página da internet, no canto inferior direito da janela do navegador.
Notificações no Google Chrome
Então, você pode clicar no alerta de pop-up para expandi-lo ou simplesmente descartá-lo clicando no "X".
Opera
No Opera, a coisa é um pouco mais “radical”. Pelo menu “Ferramentas” na opção “Preferências rápidas” você encontra duas possibilidades de configuração para bloquear janelas pop-up: “Bloquear pop-ups indesejadas” (abre apenas as pop-ups de páginas cadastradas como exceção) e “Bloquear todas as janelas pop-up (bloqueia tudo).
Opções de bloqueio no Opera
Para adicionar exceções você precisa acessar o menu “Ferramentas” e “Preferências”, entre na guia “Avançado” e na opção “Conteúdo”. Então selecione o botão “Gerenciar preferências do site”. Uma nova janela será aberta e dentro dela, clique no botão “Incluir”. Em seguida, digite o endereço da página e na parte relacionada à pop-ups, selecione uma das alternativas “Abrir todas” ou “Abrir em segundo plano”.  Então basta confirmar a operação.
Exceções no Opera
Caso você deseje receber uma notificação sempre que as janelas pop-up forem bloqueadas, é necessário habilitar esta opção. Para isto, acesse o menu “Ferramentas”, “Preferências”, entre na guia “Avançado” e na opção “Notificações”. Então, basta selecionar a opção “Exibir notificações para janelas pop-up bloqueadas”.
Exibir notificações no Opera
Safari
No Safari, esta opção por padrão costuma já vir habilitada, mas você pode alterar por meio do menu “Ferramentas” (aquele com o desenho de uma “engrenagem”) e “Preferences”. Clique na aba “Security” e habilite a opção “Block pop-up windows”.
Configurações no Safari

Mozilla Firefox dicas:


Aprenda a padronizar seu navegador favorito

Mozilla Firefox, Internet Explorer, Google Chrome e Opera, utilize sempre o browser que mais gosta.

Dizer que a internet está cada dia mais popular chega a ser retórico e um dos reflexos disto é a quantidade de navegadores que invade o mercado atualmente. Nada mais comum que, em meio a tantas opções, o usuário acabe experimentando mais de um browser em seu computador, fazendo o usuário se enganar na hora de padronizar o programa. Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e Opera, aprenda a tornar seu navegador favorito como padrão.

O Problema

Todo browser é um software, ou seja, um produto que também se preocupa com sua utilidade e publicidade. Logo, a imensa maioria dos navegadores configura seu software como padrão da máquina, na pior faz hipóteses, ele questiona o usuário quanto a esta aplicação. Entre tantas opções, é comum o usuário se confundir e desmarcar as verificações automáticas. Feito isto, como retornar seu navegador favorito ao padrão do seu sistema operacional?

Além de abrir qualquer link de seu computador automaticamente, o navegador padrão ganha um destaque na Barra de inicialização. Portanto, não se sinta obrigado a utilizar um browser só porque o possui instalado em sua máquina. Com estas dicas do Chrome dicas, você sempre navega da maneira que mais lhe agrada.
publicado por jorgepc às 03:44

Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO