PESSOAL NESTE BLOG EU TRATO DE TUDO UM POUCO SOBRE INFORMÁTICA. ESTE BLOG SERVE EM PARTE PARA MIM COMO UM BLOCO DE NOTAS. PUBLICO AQUI MUITO ASSUNTO DE QUE ME PEDEM. ESPERO K APRECIEM ,

30
Nov 09

Escaneando seu computador com o Avira Antivir 9

Para fazer um scan, clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira Antivir (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows) e selecione a opção Start Antivir, como está mostrando a figura abaixo:
OBSERVAÇÃO: É SÓ CLICAR SOBRE AS IMAGENS QUE ELAS SERÃO MOSTRADAS EM TAMANHO MAIOR.


Então será aberta essa nova tela:


Se todas as opções estiverem em verde é porque está tudo normal. Mas se alguma das opções estiver em vermelho é porque é necessária a sua atenção sobre este ítem. Clique no link logo à frente do ítem em vermelho e siga as opções para normalizar a situação.

Se esta for a primeira vez que você está usando este antivírus, é normal que a opção Last complet system scan esteja em vermelho (porque você ainda não fez um escaneamento completo em seu computador usando o Avira Antivir). Para fazer um escaneamento completo é só clicar com o mouse na opção:Scan system now.

Aguarde até que o Avira escaneie 100% de seu computador.

O resultado do escaneamento dependerá da forma como você configurou o Avira Antivir. Caso você tenha escolhido o Modo Automático (Automatic) (conforme as instruções de nosso outro tutorial) surgirá uma tela como esta abaixo mostrando o resultado do escaneamento e mostrando a frase
The scan has finished! (ou seja: o escaneamento está concluído):


Veja que neste exemplo acima foram detectados 4 virus (detections: 4), por questões de segurança uma cópia de cada um destes arquivos contaminados foi enviada para a quarentena (Moved: 4) e após estes procedimentos os 4 arquivos contaminados foram removidos (Deleted: 4).

Neste ponto já terá acabado o escaneamento e você tem a opção de clicar no botão: End (que fecha essa caixa de diálogo) ou clicar no botão: Report(onde você terá acesso ao log do escaneamento mostrando os detalhes de tudo o que foi detectado pelo Avira Antivir durante o escaneamento e outras informações importantes sobre este escaneamento que acabou de ser realizado).

Escaneando manualmente arquivos e pastas com o Avira Antivir

Sempre que você quizer escanear um arquivo ou uma pasta de arquivos manualmente é só clicar sobre ele com o botão direito do mouse e selecionar a opção: Scan selected files with Antivir, como está demonstrado nesta imagem:


Caso o arquivo seja seguro e não existam vírus, aparecerá uma mensagem dizendo assim: The Scan has finished! (o escaneamento terminou) e mais embaixo há outra frase dizendo: No detection! (não houve detecção (de vírus)), então o resultado será como está nesta tela:


Mas caso haja um ou mais vírus no arquivo ou pasta que você escaneou, será mostrada uma tela como esta abaixo (caso você tenha configurado o Avira noModo Automático (Automatic):


E, da mesma forma que no escaneamento completo, será mostrado o resultado do trabalho efetuado pelo Avira, como neste exemplo acima em que foram detectados 4 virus (detections: 4), por questões de segurança uma cópia de cada um destes arquivos contaminados foi enviada para a quarentena (Moved: 4) e após estes procedimentos os 4 arquivos contaminados foram removidos (Deleted: 4).

Escaneando os arquivos baixados (downloads) com o Avira Antivir

Uma medida muito importante de segurança é escanear cada arquivo que baixamos da internet ou que nos chega por disquetes, pendrives, cds ou qualquer outra fonte com o antivírus antes de usá-lo. Caso você tenha configurado o seu Avira Antivir seguindo
as instruções de nosso outro tutorial este escaneamento será feito automaticamente sempre que você baixar algum arquivo ou programa da internet.

Isso evita que instalemos vírus ou outros malwares em nosso computador, pois caso exista um arquivo infectado neste download que está sendo feito, o antivírus nos alertará, permitindo assim bloquear o download deste arquivo contaminado (Deny Access), excluí-lo (Delete), enviar este arquivo para a quarentena (move to quarantine), Rename (renomear este arquivo para uma outra extensão inofensiva para anular os problemas que poderiam ser causados por este arquivo) e até mesmo ignorar este alerta (Ignore), mas é bom lembrar que esta opção de ignorar o alerta de virus (Ignore) é muito perigosa, pois ao fazer isto você está permitindo que o virus seja baixado para o seu PC.

Sendo assim, sempre que um item contaminado seja constatado em um download pelo Avira Antivir surgirá uma tela como esta abaixo na qual você poderá decidir qual opção o antivirus tomará:


O ideal nesta situação acima é deixar marcada a opção Deny access que é a opção que já vem marcada por padrão, e depois de marcá-la clique no botão OK. Assim você estará bloqueando o download deste arquivo contaminado.

Mas caso você queira, você também poderá escolher outra opção para eliminar este virus, como por exemplo estas abaixo:

Delete > Para excluir este arquivo contaminado.
Move to quarantine > Para mover este arquivo contaminado para a quarentena do Avira Antivir.
Rename >
Para renomear este arquivo para uma outra extensão inofensiva para anular os problemas que poderiam ser causados por este arquivo.

Lembre-se que após marcar a opção desejada é preciso clicar no botão OK para que o procedimento seja concluido.


Atualizando o Avira Antivir

Você tem duas maneiras de manter o seu antivírus atualizado. A primeira e mais recomendada é a atualização automática que já ensinamos no nosso primeiro tutorial e que está demonstrada nesta imagem abaixo:


Também existe a opção de atualizá-lo manualmente (clicando com botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira Antivir (o guarda-chuva vermelho ao lado do relógio do Windows) e escolhendo a opção: Start Update. Aí é só aguardar até que ele seja atualizado. Este procedimento fica bem claro na imagem abaixo:


É muito importante manter o seu Avira Antivir sempre bem atualizado, pois só assim é que ele poderá manter o seu computador protegido contra os vírus e malwares existentes, pois sabemos que novos vírus são criados a cada dia e quando um antivírus está bem atualizado ele está preparado para detectar e eliminar essas ameaças.

Configurando o Avira para fazer um escaneamento completo e automático semanalmente em seu computador:

Uma ótima opção que o Avira Antivir oferece é esta de escanear o seu PC automaticamente no(s) dia(s) e horário(s) que você preferir. Para isto é só fazer o seguinte:

Clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira Antivir (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows) e selecione a opção Start Antivir, conforme mostra esta figura abaixo:


Clique então com o botão esquerdo do mouse sobre a opção Administration e depois clique na opção Scheduler, conforme mostra esta figura:


Clique então com o botão direito do mouse sobre a opção Complete System Scan e escolha a opção Edit job, conforme mostra esta figura:


Surgirá então outra tela, onde basta você clicar no botão Avançar > conforme mostra a figura abaixo:



Aparecerá mais outra tela. Certifique-se que a opção Scan job está selecionada e clique no botão Avançar > conforme mostra esta foto:


Aparecerá mais uma tela onde você deverá especificar quais as partes de seu computador deverão ser verificadas neste escaneamento. Clique na setinha voltada para baixo e selecione a opção Complete system scan. Depois disto clique no botão Avançar > conforme mostra esta imagem:


Após isto, surgirá mais uma tela onde você deverá especificar em quais dias e horários este escaneamento deverá ser realizado:


O ideal é que você programe o Avira para fazer o escaneamento semanalmente. Para isto é só clicar com o botão esquerdo do mouse sobre esta primeira setinha que aparece na imagem acima e escolha a opção Weekly (que significa semanalmente).

Logo mais abaixo há um pequeno quadro do lado esquerdo da tela com os dias da semana para você escolher em qual deles deseja fazer o escaneamento. Então é só clicar com o botão esquerdo do mouse no quadradinho referente ao dia escolhido.

Do lado direito da tela terá então a opção de escolher o horário em que será realizado este escaneamento. Clique com o botão esquerdo do mouse sobre as horas e digite o horário desejado, e depois clique com o botão esquerdo do mouse sobre os minutos e digite os minutos em que você deseja que seja feito este scan.

Marque também a opção Repeat job if time has expired (Repita o trabalho se o tempo tiver expirado). Isto é importante pois se você não puder ligar o computador naquele horário exato em que o escaneamento está programado, ele será feito assim que for possível.

No meu caso preferi que o escaneamento seja feito semenalmente aos sábados, às 13:30 h. Ficou configurado então assim:


Observação: Embora tenha preferido este dia e horário acima, você pode definir o dia e horário de sua preferência para que este escaneamento seja feito. Este foi só um exemplo.

Depois disto clique no botão Avançar > e surgirá esta nova tela:


Veja que nesta etapa acima você tem a opção de escolher o modo como este escaneamento irá aparecer, sendo disponíveis estas opções abaixo:

* maximized (o escaneamento será feito com a tela do Avira Antivir em tamanho grande, ou seja, maximizado).

* minimized (o escaneamento será feito com a tela do Avira Antivir em tamanho pequeno, ou seja, minimizado).

* invisible (o escaneamento será feito com a tela do Avira Antivir invisível, não aparecendo nenhuma tela do antivirus, somente aparecendo um aviso no caso de ser(em) detectado(s) algum(s) problema(s)).

Caso você queira, você tem também a opção de programar o computador para ser desligado logo após o término deste escaneamento do Avira. Para isto é só marcar a opção Shut down computer if job is done.

Depois de escolher as melhores opções de acordo com as suas preferências, clique no botão Concluir.

Aparecerá então uma tela como esta abaixo:


Agora é só marcar o quadradinho do lado direito da tela referente à opção Complete System Scan, ficando então configurado desta forma:


Removendo os virus da quarentena do Avira Antivir:

O ideal é sempre desinfectar os arquivos contaminados (repair) ou enviar os vírus para a quarentena (quarantine), sendo que esta quarentena funciona como uma prisão para os vírus. E no caso dos arquivos que forem enviados para a quarentena, depois de algumas semanas, se o seu computador estiver funcionando normalmente sem estes arquivos que foram para a quarentena, você pode ir na quarentena e excluí-los definitivamente.

Quando chegar o momento de excluir definitivamente estes virus é só clicar com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira Antivir (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows) e selecione a opção Start Antivir, conforme mostra esta figura abaixo:


Clique então com o botão direito do mouse sobre a opção Administration e depois clique na opção Quarantine, conforme mostra esta figura:


Aí então é só selecionar todos os virus que você deseja excluir e pressione a tecla Delete em seu teclado (ou Del em alguns modelos de teclado) . Ao fazer isto surgirá uma mensagem de confirmação, onde você deverá clicar na opção Sim, conforme mostra esta imagem:


Note que ao remover todos os virus da quarentena ela ficará totalmente limpa, conforme mostra esta imagem:


Dicas para se adicionar um arquivo à exceção do Avira (para ser ignorado no escaneamento):


Em alguns casos você pode possuir algum arquivo ou pasta e não quer que o mesmo seja detectado pelo Avira. Neste caso é só adicionar uma exceção em seu antivirus para que este(s) arquivo(s) não seja mais escaneado.

Para isto clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows) e escolha a opção Configure Antivir - Marque a caixinha ao lado da frase Expert Mode - Clique no sinal de + ao lado da opção Scanner - Clique no sinal de + ao lado da opção Scan - clique na opção Exception - clique no botão com três pontos (...) e encontre o arquivo que você deseja que Avira não escaneie mais, quando encontrá-lo selecione-o e clique em OK. - Depois disso clique no botão Add>>

Depois disso clique no sinal de + ao lado da opção Guard - Clique no sinal de + ao lado da opção Scan - Clique em Exception - Repita o mesmo procedimento anterior: clique no botão com três pontos (...) e encontre o arquivo que você deseja que Avira não escaneie mais, quando encontrá-lo selecione-o e clique em OK. - Depois disso clique no botão Add>>

Caso você queira adicionar outros arquivos à exceção do Avira é só repetir os procedimentos acima e selecionar os outros arquivos desejados.

Depois disso clique no botão OK na parte de baixo da tela do Avira. Pronto! Agora ele já não deve mais acusar este arquivo de ser virus. Mas este procedimento deve ser feito somente se você tiver certeza que este arquivo seja seguro, pois fazendo este procedimento acima este(s) arquivo(s) não será mais escaneado(s) pelo Avira.

Não mostramos todas as opções disponíveis do Avira Antivir neste tutorial, mas com ele você já poderá manter o seu antivírus bem atualizado e fazendo um escaneamento semanal completo no seu computador para eliminar os vírus e outros malwares e também para impedir que eles contaminem o seu PC. Também é importante fazer este escaneamento quando você desconfiar que haja algo errado em seu computador e quando você suspeite que ele esteja infectado.

 


publicado por jorgepc às 04:50
sinto-me:

Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO