PESSOAL NESTE BLOG EU TRATO DE TUDO UM POUCO SOBRE INFORMÁTICA. ESTE BLOG SERVE EM PARTE PARA MIM COMO UM BLOCO DE NOTAS. PUBLICO AQUI MUITO ASSUNTO DE QUE ME PEDEM. ESPERO K APRECIEM ,

14
Dez 09

Antes de clicar, certifique-se se o site é seguro. Confira algumas dicas para ficar craque no assunto.

ambém, nesta época do ano, ficamos mais tempo em casa navegando pela rede, desta forma a probabilidade de cairmos em golpes eletrônicos aumenta muito e, finalmente, segurança nunca é demais em qualquer época do ano.

Não seja tão curioso
Para começarmos o assunto sobre segurança, o primeiro ponto a ser tratado é o da curiosidade. Certamente, você já deve ter recebido emails de pessoas estranhas e, até algumas vezes, de conhecidos com assuntos deste tipo: “Fotos com a galera”, “Abra o anexo urgente!”, “Fotos do acidente que chocou o país”, “Um cartão para você” e por aí vai. Este tipo de mensagem, certamente carrega algum arquivo com extensão EXE, esta extensão significa que o arquivo é um executável, ou seja, é a mesma utilizada para executar programas.

Cuidado onde clica!

Este tipo de arquivo executa algum malware na máquina, o que certamente vai trazer problemas e muita dor de cabeça. Portanto, ao receber emails suspeitos, tome muito cuidado. Preste atenção no email do remetente se há algum anexo e se este é um EXE. Se for, apague o email, pois caso seja realmente uma mensagem de algum amigo, certamente ele a mandará de volta.

Recebi um link, o que eu faço?


É comum recebermos links por email, mas nem por isso você deve clicar em tudo o que recebe por correio eletrônico. Links também podem instalar malwares em seu computador e acabar com seu fim de ano.

Antes de clicar em algum link recebido por email, preste atenção nos mesmos detalhes dos anexos, ou seja, confira se o remetente é confiável, passe o mouse sobre a URL e compare se ela realmente confere com o que seu navegador mostra.

Confira o link oferecido com o do navegador.

Isso também vale para os cartões eletrônicos, pois fraudadores utilizam a imagem de instituições sérias para promover o phishing, direcionamento a páginas perigosas ou instalação de keyloggers ou spywares na sua máquina. Desta forma, se você não conhece o remetente do cartão, não abra em hipótese alguma, se conhece, antes de abrir, confirme o envio com o remetente.

Repare na imagem abaixo. O quadro da esquerda mostra um cartão verdadeiro enviado pro email e o da direita um falso. Sem dúvida, eles são muito semelhantes, porém você pode observar uma diferença crucial. Repare que no original é possível ver o link para onde você será direcionado para visualizar seu cartão, já no falso, ele fica escondido. Isso permite que você clique no link e não saiba antecipadamente para onde será direcionado.

Cartão original.Cartão falso.

Outro detalhe que revela a falsidade do cartão é que ele não apresenta nome do destinatário, ou seja, o nome de quem recebe o cartão. Isso acontece porque este tipo de mensagem é encaminhada para milhares de pessoas ao mesmo tempo, desta forma é impossível nominar cada uma – porém, há casos onde isso é possível.


Esta página é segura?

Como alguns malwares são enviados por email, com certeza, eles são mais fáceis de identificar e, conseqüentemente, mais difíceis de nos enganar. Mas, quando estamos navegando pela internet nem sempre temos controle de segurança sobre as milhares de páginas da rede. Para que você não seja enganado sem saber, aí vão mais algumas dicas para que você proteja sua máquina.

Para que você tenha certeza de onde clica, é aconselhável verificar alguns pontos chaves relacionados com a segurança na internet. O primeiro, já foi dito, cuidado onde clica e, antes de clicar, verifique com cuidado o link para onde será direcionado. O segundo é prestar atenção em cada site acessado e, para isso, usar um navegador seguro com verificador de páginas é importante.

Programas que ajudam a garantir a navegação segura

Além de ter um navegador seguro, há programas que auxiliam a verificação de links e páginas e que exibem seus pareceres sobre a honestidade do site. O primeiro aplicativo para segurança adicional é o VerificationEngine. Ele auxilia a verificação de links suspeitos e assinala com as cores verde ou vermelho a segurança da página de acordo com critérios da equipe de desenvolvedores. Outro aplicativo que aprimora a segurança na navegação é o Online Armor, pois ele ajuda a proteger seu computador contra as principais pragas da internet.

Vale lembrar que ter um bom antivírus ajuda muito a manter a segurança e integridade da sua máquina. Uma opção deste tipo de aplicativo é o AVG antivírus free, pois com ele além de você ter as principais e mais importantes ferramentas, ainda é possível contar com um verificador de links de primeira qualidade.

Ele indica se o site é seguro ou não antes de você clicar.

Dicas fundamentais
Vale lembrar que estas dicas são apenas a ponta do iceberg sobre segurança na rede, pois há muitas outras ações e procedimentos que devem ser tomados para evitar dores de cabeça. Aqui noChrome dicas, como dito anteriormente, há vários outros artigos que dão mais informações sobre pontos específicos e cuidados a serem tomados em cada passo ou clique que se dá na internet.

publicado por jorgepc às 15:41
sinto-me:

Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
15
16
17
19

20
21
22
23
26

27
28
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO