PESSOAL NESTE BLOG EU TRATO DE TUDO UM POUCO SOBRE INFORMÁTICA. ESTE BLOG SERVE EM PARTE PARA MIM COMO UM BLOCO DE NOTAS. PUBLICO AQUI MUITO ASSUNTO DE QUE ME PEDEM. ESPERO K APRECIEM ,

14
Dez 09

GIF, JPG, PNG? Vamos desvendar os segredos por trás de cada extensão: para que são mais indicadas e quais suas vantagens.

As imagens digitais possuem vários tipos de arquivos. Os dois mais comuns são GIF e JPG: o primeiro é geralmente usado para animações que postamos na internet e o segundo é o formato mais popular, aquele gerado pela sua câmera digital. Mas também temos PNG, RAW e PDF, entre outros. Então, como saber, dentre todos esses formatos, qual o melhor e para qual serve cada um? 

Selecionamos os formatos de arquivo mais populares para explicar um pouco sobre cada um deles.

BMP

BMP é o formato de imagens em Bitmap (ou raster), aquele gerado pelo Paint. Ele é utilizado pela Microsoft Windows e, por essa razão, aceito em quase todos os programas. O BMP é um formato que armazena pixel por pixel, mesmo que sejam de cores iguais. Sendo assim, ao gravar uma imagem em Bitmap, não temos perda de qualidade, mas ao mesmo tempo, o tamanho do arquivo fica muito grande. Para transferência de imagens surgiu a necessidade de compressão do arquivo. As extensões de compressão de imagem mais comuns são GIF, JPG e PNG, descritas a seguir.

Formatos de compressão

GIF
GIF animado.A sigla quer dizer Graphics Interchange Format (Formato de intercâmbio de gráficos). GIF nasceu em 1987 e suporta até 256 cores, por isso, salva a imagem em um formato pequeno, prático para a internet. Este formato suporta pequenas animações, ou seja, a partir da sobreposição de imagens é possível deixá-las em movimento. Além disso, o GIF também suporta transparência de fundo, e por isso costuma ser usado para logos de empresas em páginas da internet. GIF é um formato de arquivo aceito pela maioria dos programas de edição de imagem. Para aprender a fazer uma imagem animada em formato GIF,
clique aqui.

JPG (ou JPEG)
JPG.Esta extensão, de 1992, é a sigla de Joint Photographic Experts Group, grupo de especialistas em fotografia. JPG é um formato mais indicado para fotografias, por isso é utilizado em câmeras digitais. A qualidade do JPG é maior que a do GIF, pois aceita 24 bits de cor por foto (16 milhões de cores), enquanto o formato GIF só aceita 8 bits. Com esta extensão é possível escolher o tamanho do arquivo da imagem e, quanto menor ele for, maior a perda de qualidade da foto. Também é um dos formatos mais utilizados para transferência na internet. A maioria dos programas de edição de imagem aceita formato JPG.


PNG
PortaPNGble Network Graphics (Gráficos de rede portáteis) foi criado no meio da década de 90 para substituir o formato GIF. Além de comprimir bem o tamanho do arquivo da imagem sem perder qualidade, o PNG aceita até 16 milhões de cores, em oposição as poucas 256 cores do GIF. Ele também aceita transparência, mas utilizando um canal alfa, o que significa que é possível definir o nível de opacidade de cada pixel, aumentando, assim, sua qualidade. O PNG também tem um formato para animações, chamado APNG.


Os três formatos descritos acima são os mais comuns na internet, aceitos para postar em Orkut e Facebook. Mas além desses, existem outros que você já deve ter visto. Um formato muito popular para textos e artigos distribuídos na internet é o PDF, que permite que você visualize textos sem modificá-los. O formato RAW, que significa “cru” em inglês, é gerado pela câmera digital, anterior ao JPG, sem ajustes. Muito utilizado por fotógrafos. Para saber mais sobre esse formato,
clique aqui.

Também temos os formatos gerados por editores de imagem: CPT é o formato padrão do Corel Photo-Paint Image, o Photoshop gera o formato PSD que, normalmente, só é aceito em programas da Adobe, o formato do Flash é SWF, utilizado principalmente em páginas na internet e XCF é o formato do popular editor de imagens GIMP.

Então, da próxima vez que receber uma foto por email e não conseguir visualizá-la, dê uma olhada lá no final do arquivo e veja a sua extensão, ela te indica qual programa abrirá a imagem.

Muitos outros formatos existem por aí, mas selecionamos aqui os mais populares para, quem sabe, ajudar você a entender os tipos de imagem, quais suas diferenças e para que são mais utilizadas.
publicado por jorgepc às 16:32
sinto-me:

Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
15
16
17
19

20
21
22
23
26

27
28
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO