PESSOAL NESTE BLOG EU TRATO DE TUDO UM POUCO SOBRE INFORMÁTICA. ESTE BLOG SERVE EM PARTE PARA MIM COMO UM BLOCO DE NOTAS. PUBLICO AQUI MUITO ASSUNTO DE QUE ME PEDEM. ESPERO K APRECIEM ,

11
Jan 10

Aprenda a proteger seus arquivos a paritr dos aplicativos GnuPG e Gnome-GPG

Hoje vamos aprender a criptografar arquivos no Linux de maneira muito simples. Para isso, utilizaremos duas ferramentas, a GnuPG e a Gnome-GPG. A primeira delas funciona completamente através de terminal de comandos e a segunda utiliza o autenticador de senhas do Gnome. Contudo, o funcionamento de ambas são parecidos, pois a Gnome-GPG é baseada na GnuPG.

Encriptando arquivos

Ambas ferramentas, GnuPG e Gnome-GPG, são muito fáceis de serem utilizadas, mesmo por quem não possui conhecimentos em comandos Linux. Para encriptar um arquivo, abra um terminal de sistema, como o gnome-terminal, Xterm ou Konsole. Antes de mais nada, o comando “gpg” é relativo ao GnuPG e o “gnome-gpg” ao Gnome-GPG.

Ainda no terminal de sistema, digite o comando:

$ gpg -c teste.zip ( usando o GnuPG)

ou

$ gnome-gpg -c teste.zip (usando o Gnome-GPG)

Em seguida, forneça duas vezes a senha que irá proteger o arquivo. Como o gpg, a senha será requisitada no próprio terminal. Já o gnome-gpg abre a seguinte janela:

Digite a senha duas vezes

Como resultado, um arquivo chamado teste.zip.gpg será criado, cujo formato é impossível de ser compreendido por um ser humano.

Decriptando arquivos


Continuando no terminal de sistema, digite um dos comandos abaixo para decriptar o arquivo:

$ gpg teste.zip.gpg (GnuPG)

ou

$ gnome-gpg teste.zip (Gnome-GPG)

Agora, forneça a senha do arquivo. Do mesmo modo, o GnuPG irá perguntar pela palavra chave no próprio terminal, enquanto que o Gnome-GPG irá solicitá-la pela janela abaixo:
Digite a senha

Como resultado, o arquivo teste.zip original será restaurado.

Algumas observações importantes

A encriptação de um arquivo não apaga a sua versão original, portanto, fique atento a este detalhe. Além disso, a senha deve ser escolhida de forma cuidadosa, de forma que não seja fácil descobri-la através de métodos de tentativa e erro.
publicado por jorgepc às 16:45
sinto-me:

Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
13
14
15

17
20
21
23

24
25
27
28
29
30

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO