PESSOAL NESTE BLOG EU TRATO DE TUDO UM POUCO SOBRE INFORMÁTICA. ESTE BLOG SERVE EM PARTE PARA MIM COMO UM BLOCO DE NOTAS. PUBLICO AQUI MUITO ASSUNTO DE QUE ME PEDEM. ESPERO K APRECIEM ,

11
Jan 10

Todo jogador deve ter ao menos ouvido falar a respeito de DirectX. Mas você sabe para que ele serve?

DirectX é um pacote de APIs, bibliotecas de funções, utilizadas para programação de jogos e implementação de vídeo ou áudio, para otimizar a representação de diversos formatos de mídia. O programa é disponibilizado pela Microsoft, e o lançamento de versões novas acompanha tendências de desenvolvimento e, ao criar novas possibilidades técnicas, também orienta uma boa parcela do mercado, como a produção de placas de vídeo, que incluem processadores gráficos adequados para a versão mais recente e amplamente utilizada do DirectX.
Muitas pessoas confundem o nome do pacote DirectX com o de seus diversos componentes, que são nomeados com o prefixo “Direct” e um sufixo a respeito de sua funcionalidade. O componente mais familiar para os jogadores em geral provavelmente é o Direct3D, que organiza a forma com que gráficos tridimensionais são processados pelo sistema. De maneira análoga, o DirectDraw rege os cálculos relativos a duas dimensões.
Funções específicas e restritas
O pacote é produzido exclusivamente para o sistema operacional Windows, ao qual todas as funções inclusas se adaptam naturalmente. A última versão do DirectX, por exemplo, é exclusiva para o Windows Vista, e não funciona em outros sistemas. Ao mesmo tempo em que esta incompatibilidade restringe o acesso ao pacote, também garante a especialização bastante forte de cada uma das funções específicas, que são feitas sob medida para um conjunto de sistemas operacionais.
Para quem não se aprofunda no desenvolvimento de programas e jogos com as ferramentas fornecidas no pacote, basta ter em mente os requerimentos específicos de cada aplicativo que se deseja utilizar. O lançamento de uma nova versão do pacote é normalmente um evento bastante comentado e importante, que afeta a indústria da informática e de jogos de diversas maneiras e, portanto, quem acompanha estas tendências tecnológicas deve sempre se manter atualizado a respeito da versão mais atual do DirectX.

publicado por jorgepc às 17:05
sinto-me:

Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
13
14
15

17
20
21
23

24
25
27
28
29
30

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO