PESSOAL NESTE BLOG EU TRATO DE TUDO UM POUCO SOBRE INFORMÁTICA. ESTE BLOG SERVE EM PARTE PARA MIM COMO UM BLOCO DE NOTAS. PUBLICO AQUI MUITO ASSUNTO DE QUE ME PEDEM. ESPERO K APRECIEM ,

18
Jan 10

Mito ou Verdade: estabilizadores podem danificar um PC?

Será que estabilizadores podem causar prejuízos para quem tem computador? É o que este artigo esclarece.

Caros leitores do Baixaki, começa aqui mais um artigo da série Mito ou Verdade para esclarecê-los a respeito de uma dúvida que muitos podem ter. O tema de hoje são os estabilizadores: será que eles podem danificar o computador de algum jeito?

A resposta é não, se forem de ótima qualidade. Estabilizadores exercem uma função essencial para um computador, mas problemas podem surgir ao utilizar um equipamento ruim. Este, sim, pode danificar - e muito - o seu PC. Portanto, neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre como estabilizadores funcionam e como escolher um adequado e de boa qualidade. Fique atento!

Para começar: por que usar estabilizadores?

Imagine várias torneiras que funcionam através do mesmo encanamento de água. Ao abrir todas ao mesmo tempo, a pressão da água é distribuída igualmente. O que acontece ao fechar quase todas as torneiras, deixando somente uma aberta? Haverá uma alta pressão em um primeiro momento até que o fluxo se estabilize.

O mesmo pode ser pensado quando diferentes aparelhos estão ligados à mesma tomada. O estabilizador exerce função comparável ao encanamento, distribuindo a energia controlada para a necessidade de cada aparelho e evitando que picos elétricos causados por um deles atinja todos os outros ligados à mesma tomada. Mais tecnicamente explicando: os estabilizadores admitem diferentes tensões na entrada e transformam a "bagunça" em tensões adequadas para os aparelhos nele ligados.

Um estabilizador precisa ser bem escolhido.Um estabilizador é feito basicamente de um transformador e um seletor. O transformador gerencia a potência do dispositivo, enquanto o seletor monitora a tensão da entrada que chega e corrige a tensão de saída através de circuitos eletrônicos.

Ao proteger os aparelhos de eventuais problemas envolvendo corrente elétrica com um estabilizador, diminui-se o risco de queimar equipamentos. Também são evitados problemas em casos de sobrecarga e superaquecimento, e é possível identificar eventos fora do normal em uma rede elétrica.

No Brasil, estabilizadores são de extrema importância, pois, em um país com extensão enorme, não é tarefa fácil manter o fornecimento de energia normalizado e estabilizado todo o tempo. Variações e picos de energia tornam-se comuns.

"Besteira" acontece

Provavelmente você já ouviu cliques vindos do estabilizador enquanto um aparelho está ligado. Pois bem, estes barulhinhos são causados pelo seletor, uma peça mecânica que faz a ponte entre a energia que entra no estabilizador e a que sai. Aqui pode acontecer algum problema relacionado à qualidade do seletor utilizado.

Por ser uma peça mecânica, certamente há a chance de falhas, de nem tudo funcionar como deve. Neste caso, um seletor de má qualidade pode "dormir" no ponto e demorar para fazer a conversão. Quando o seletor se dá conta de que deixou passar muita energia, o estrago pode já estar feito.

Saiba escolher

Como você viu, um estabilizador foi feito para ajudar, e ajuda. Basta ter um pouco de cuidado e seguir dicas simples para não adquirir um produto de má qualidade que coloque seu computador em risco.

Nunca ligue um PC diretamente na tomada.Quem tem problemas constantes com a rede elétrica deve conferir a situação no ambiente. Nenhum estabilizador pode resolver problemas ocasionados por algo mais grave. É fundamental um bom aterramento.

Em primeiro lugar, tenha consciência da aplicação do uso de um estabilizador. Não faz sentido ligar um PC no mesmo circuito de um chuveiro, não? Então tenha em mente que há modelos específicos para informática, outros para eletrodomésticos, etc. É importante saber qual a "especialidade" de um estabilizador antes de comprá-lo.

O tipo de necessidade também deve ser adequado à potência de um estabilizador. A embalagem do produto deve informar essa capacidade. Some as potências de cada aparelho que você pretende ligar e veja se a do estabilizador é maior. Da mesma maneira, a voltagem de entrada e saída do estabilizador deve ser compatível com a tensão da rede elétrica local.

Sempre procure pelo certificado do INMETRO. É uma garantia de que o produto atende as exigências mínimas dos padrões de qualidade. Uma vez ligado e funcionando, evite tocar o estabilizador com os pés. Mantenha-o um tanto isolado e evite toques bruscos que podem ocasionar o desligamento do PC.

Filtros de linha

Outra maneira para proteger os computadores das variações de uma rede elétrica são os filtros de linhas. É importante saber as diferenças entre eles e o estabilizador, pois eles funcionam de maneiras bem diferentes. Um filtro de linha minimiza o que é conhecido como ruído de uma rede elétrica e também protege os componentes de curtos-circuitos. Diferentemente do estabilizador, o filtro de linha conta com um fusível ou disjuntor que desliga a alimentação elétrica quando necessário.

Assim como com estabilizadores, problemas podem acontecer quando os filtros de linha não são fabricados com qualidade necessária. Desconfie de produtos muito baratos, pois geralmente eles não contam com o disjuntor.

Desde 2008, o INMETRO determina que todo estabilizador tenha um filtro de linha interno. Mas é possível e até recomendado utilizar os dois dispositivos juntos. Por padrão, é recomendável ligar o filtro de linha à tomada e um estabilizador ao filtro para assim ligar os equipamentos. No entanto, há exceções que podem ser conferidas com a ajuda de um especialista em redes elétricas.

No-Breaks

Os No-Breaks são uma alternativa definitiva para que um computador não sofra com a queda e com as variações de tensão em uma rede elétrica. Eles funcionam com uma bateria que é carregada enquanto a rede elétrica funciona normalmente. Quando o fornecimento de energia é interrompido, o No-Break entra em ação e não deixa o PC desligar.

Um  No-Break é garantia de tranquilidade com rede elétrica.A autonomia de um aparelho como este não é grande. Ele foi pensado como uma solução para terminar as tarefas pendentes e desligar o computador corretamente. Um No-Break também funciona como um protetor contra diferentes problemas ocasionados por falhas em uma rede elétrica.

Não é recomendado ligá-lo em uma tomada diretamente, pois ele pode ser sobrecarregado. A indicação é um filtro de linha na tomada e o No-Break no filtro.

Como esperamos ter esclarecido, não há riscos em utilizar um estabilizador para ligar os componentes de um computador. O que pode acontecer são problemas relacionados à qualidade do equipamento, por isso é necessário cautela na escolha.

Há usuários que não utilizam estabilizadores, apenas filtro de linha, e não passam nenhuma dor de cabeça. Isso também é possível, desde que as condições da rede elétrica estejam nos conformes. Consulte sempre um eletricista a fim de saber a sua real necessidade para então fazer as conexões necessárias.

Fonte:baixaki
publicado por jorgepc às 01:49
sinto-me:

Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
13
14
15

17
20
21
23

24
25
27
28
29
30

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO