PESSOAL NESTE BLOG EU TRATO DE TUDO UM POUCO SOBRE INFORMÁTICA. ESTE BLOG SERVE EM PARTE PARA MIM COMO UM BLOCO DE NOTAS. PUBLICO AQUI MUITO ASSUNTO DE QUE ME PEDEM. ESPERO K APRECIEM ,

15
Mar 10

Ocultar conteúdo O que é o phishing?

O phishing online (pronunciado como a palavra inglesa fishing) é uma forma de enganar os utilizadores dos computadores de forma a revelarem informações pessoais ou financeiras através de uma mensagem de correio electrónico ou de um Web site. Uma fraude de phishing online começa habitualmente com uma mensagem de correio electrónico que se assemelha a um aviso oficial de uma origem segura, tal como um banco, empresa de cartão de crédito ou loja online conceituada. Na mensagem de correio electrónico, os destinatários são encaminhados para um Web site fraudulento no qual lhes são pedidas informações pessoais, tais como um número de conta ou palavra-passe. Estas informações, normalmente, são depois utilizadas para roubo de identidade.

Ocultar conteúdo O que é o Filtro de Phishing e como poderá ajudar a proteger-me?

O Filtro de Phishing da Microsoft é uma função do Internet Explorer que ajuda a detectar Web sites de phishing. O Filtro de Phishing é executado em segundo plano enquanto procura na Web e utiliza três métodos para o ajudar a proteger de fraudes por phishing. Em primeiro lugar, compara o endereço dos Web sites que visita com uma lista de sites reportados à Microsoft como sendo legítimos. Esta lista está armazenada no computador. Em segundo, ajuda a analisar os sites que visita para ver se têm características comuns aos Web sites de phishing. Em terceiro lugar, com o seu consentimento, o Filtro de Phishing envia alguns endereços de Web sites para a Microsoft para serem verificados numa lista frequentemente actualizada com os Web sites de phishing reportados.

Se o site que estiver a visitar estiver na lista de Web sites de phishing reportados, o Internet Explorer irá apresentar uma página Web de aviso e uma notificação na barra Endereço. A partir da página Web de aviso, poderá prosseguir ou fechar a página. Se o Web site contiver características comuns aos Web sites de phishing, mas não estiver na lista, o Internet Explorer irá notificá-lo apenas na barra Endereço que este poderá possivelmente ser um Web site de phishing. A utilização do Filtro de Phishing é regida pelo Contrato de Serviços da Microsoft. Para mais informações, leia o Contrato de Serviços da Microsoft online.

Ocultar conteúdo Quais as informações enviadas pelo Filtro de Phishing para a Microsoft?

Ao utilizar o Filtro de Phishing para verificar automaticamente ou manualmente os Web sites, o endereço do Web site que está a visitar irá ser enviado para a Microsoft, conjuntamente com algumas informações padrão do computador, tal como o endereço IP do computador, o tipo de browser e número de versão do Filtro de Phishing. Para o ajudar a proteger a privacidade, as informações do endereço enviadas para a Microsoft serão encriptadas utilizado SSL e limitadas ao domínio e caminho do Web site que está a visitar. As restantes informações que possam estar associadas ao endereço Web, tais como termos de procura, informações introduzidas em formulários ou os cookies, não serão enviadas.

Por exemplo, se tiver visitado o Web site de procura do MSN em http://search.msn.com e escrito "Segredo" como termo de procura, em vez de enviar o endereço completo "http://search.msn.com/results.aspx?q=MySecret&FORM=QBHP", o Filtro de Phishing irá remover o termo de procura e enviar apenas "http://search.msn.com/results.aspx".

As estatísticas anónimas acerca da utilização do Internet Explorer e do Filtro de Phishing irão também ser enviadas para a Microsoft, tal como a hora e o número total de Web sites navegados desde que o endereço foi enviado para a Microsoft para análise. Estas informações, conjuntamente com as informações descritas em cima, serão utilizadas para analisar e melhorar o serviço do Filtro de Phishing. A Microsoft não utilizará as informações que receber para o identificar pessoalmente. Para mais informações acerca de quais as informações enviadas e a forma como são usadas, consulte a Declaração de Privacidade do Internet Explorer.

Ocultar conteúdo O Filtro de Phishing está sempre activo?

Não. Ao instalar o Internet Explorer, o Filtro de Phishing irá comparar apenas os endereços de Web sites visitados com a lista de Web sites legítimos que está guardada no computador. Ajuda também a analisar os Web sites que visita para ver se têm características comuns aos Web sites de phishing. Não serão enviadas quaisquer informações para a Microsoft, a menos que opte por as enviar. A primeira vez que visitar um Web site que não esteja na lista de Web sites legítimos, irá ser pedido para indicar se deseja verificar automaticamente os Web sites. Se seleccionar esta opção, o Filtro de Phishing irá enviar certos endereços de Web site para a Microsoft para serem verificados numa lista actualizada frequentemente com sites de phishing reportados e avisá-lo sobre os Web sites reportados ou suspeitos de phishing.

Ocultar conteúdo Como posso verificar manualmente um Web site?

Se optar por não verificar os Web sites automaticamente, o Filtro de Phishing apresentará um ícone na barra de estado do Internet Explorer. Para verificar o Web site, clique no ícone e, em seguida, clique em Verificar este Web Site. Também pode verificar os Web sites a partir do Internet Explorer se efectuar os passos seguintes.

Verificar manualmente um Web site

  1. Clique para abrir o Internet Explorer.

  2. Vá para o Web site que pretende verificar.

  3. Clique no botão Ferramentas, clique em Filtro de Phishing e, em seguida, clique em Verificar este Web Site.

Ocultar conteúdo O que significa o facto de um Web site ser indicado como suspeito?

Os Web sites que são indicados como suspeitos têm algumas das características normais dos Web sites de phishing e, consequentemente, não estão na lista de Web sites legítimos no computador nem na lista online de Web sites de phishing reportados. O Web site poderá na realidade ser legítimo, mas não deverá submeter quaisquer informações pessoais ou financeiras a menos que tenha a certeza de que o site é fidedigno. Quando um Web site é assinalado como suspeito, a barra de endereço do Internet Explorer fica amarela e apresentará uma mensagem.

Ocultar conteúdo O que significa o facto de um Web site ser reportado como um site de phishing?

Os Web sites de phishing reportados são os que foram identificados como fraudulentos e reportados à Microsoft. Se visitar um Web site de phishing conhecido, o Internet Explorer bloqueará o site, apresentará uma página de informações e a barra de endereço fica vermelha.

Ocultar conteúdo Um dos sites que visito está a ser indicado pelo Filtro de Phishing, mas não se trata de um Web site de phishing. O que posso fazer?

Se tem a certeza que determinado Web site foi indicado erradamente como um site de phishing, faça o seguinte:

Para reportar os erros à Microsoft

  1. Clique para abrir o Internet Explorer.

  2. Vá para o Web site que está a ser erradamente reportado como sendo um Web site de phishing.

  3. Clique no botão Ferramentas, clique em Filtro de Phishing e, em seguida, clique em Reportar Este Web Site.

  4. Utilize a página Web apresentada para reportar o erro.

Ocultar conteúdo Como posso reportar um Web site de phishing?

Para reportar um Web site de phishing

  1. Clique para abrir o Internet Explorer.

  2. Vá para o Web site de phishing.

  3. Clique no botão Ferramentas, clique em Filtro de Phishing e, em seguida, clique em Reportar Este Web Site.

  4. Utilize a página Web apresentada para reportar o Web site.

Ocultar conteúdo Deverei confiar num Web site que pede para ignorar o aviso do Filtro de Phishing?

Não. O Filtro de Phishing utiliza informações fiáveis para o avisar de Web sites de phishing e fraudulentos. Para além disso, os proprietários do Web site poderão contactar a Microsoft se os respectivos Web sites estiverem erradamente indicados como sendo sites de phishing. Se determinado Web site pedir para ignorar os avisos do Filtro de Phishing, não ignore os avisos e não escreva quaisquer informações pessoais ou financeiras.

Ocultar conteúdo Como o Filtro de Phishing evita identificar de forma errada Web sites como sites de phishing?

O Filtro de Phishing só bloqueia sites que tenham sido verificados como sites de phishing por examinadores na Microsoft ou por empregados de outros fornecedores de dados. O Filtro de Phishing também oferece um sistema de comentários baseado na Web para ajudar os utilizadores e os proprietários de Web sites a reportar quaisquer erros o mais rápido possível. Estes relatórios são verificados e os erros são corrigidos.

Ocultar conteúdo Posso criar uma lista personalizada de sites fidedignos para o Filtro de Phishing?

Sim, os administradores de computadores em empresas e os utilizadores individuais podem adicionar Web sites à respectiva lista de sites fidedignos e, em seguida, desactivar o Filtro de Phishing para todos os Web sites na zona de segurança de Sites Fidedignos.

Ocultar conteúdo Para adicionar um Web site à lista de Web sites fidedignos e desactivar o Filtro de Phishing nesse site

  1. Clique para abrir o Internet Explorer.

  2. Navegue para o Web site que pretende adicionar à lista de sites fidedignos.

  3. Clique no botão Ferramentas e, em seguida, clique em Opções da Internet.

  4. Clique no separador Segurança e, em seguida, clique em Sites fidedignos.

  5. Clique no botão Sites.

  6. O endereço do Web site deve aparecer na caixa Adicionar este Web site à zona.

    • Se o site não for um site seguro (HTTPS), desmarque a caixa de verificação Pedir verificação de servidor (https:) para todos os sites desta zona.

  7. Clique em Adicionar.

  8. Clique em Fechar.

  9. No separador Segurança, clique em Personalizar nível.

  10. Na caixa de diálogo Definições de Segurança, procure Utilizar Filtro de Phishing e, em seguida, clique em Desactivar.

  11. Clique em OK duas vezes.

Ocultar conteúdo Por que razão o Internet Explorer me indica que o serviço Filtro de Phishing está indisponível?

Quando o serviço Filtro de Phishing não estiver disponível, os Web sites que visita durante esse tempo não podem ser verificados numa lista online de Web sites de phishing que tenham sido reportados à Microsoft. O serviço está indisponível se o computador perder a respectiva ligação à Internet. Certifique-se que está ligado à Internet e tente de novo. Se estiver ligado à Internet mas se não tiver actualizado o Internet Explorer recentemente, poderá ter uma versão mais antiga que já não é suportada pelo serviço Filtro de Phishing. Para verificar se existem actualizações, clique no botão Ferramentas e, em seguida, clique em Windows Update ou transfira a versão mais recente na página Web do Internet Explorer 7.

Ocultar conteúdo Como posso desactivar o Filtro de Phishing?

Desactivar o Filtro de Phishing

  1. Clique para abrir o Internet Explorer.

  2. Clique no botão Ferramentas, clique em Filtro de Phishing e, em seguida, clique em Definições do Filtro de Phishing.

  3. Desloque-se para a secção Filtro de Phishing abaixo de Segurança na lista de opções, clique em Desactivar Filtro de Phishing e, em seguida, clique em OK.

    Agora, o Filtro de Phishing não irá verificar ou avisá-lo sobre os sites de phishing.

Ocultar conteúdo Como posso activar de novo o Filtro de Phishing?

Para activar o Filtro de Phishing

  1. Clique para abrir o Internet Explorer.

  2. Clique no botão Ferramentas, clique em Filtro de Phishing e, em seguida, clique em Activar Verificação Automática de Web Sites.

  3. Clique em Activar Filtro de Phishing automático e, em seguida, clique em OK.

Ocultar conteúdo O que posso fazer para me proteger contra o phishing online?

Eis algumas sugestões que poderão ajudá-lo a proteger-se do phishing online:

  • Nunca forneça informações numa mensagem de correio electrónico, numa mensagem instantânea ou numa janela de pop-up.

  • Não clique em hiperligações em mensagens de correio electrónico e mensagens instantâneas ou de estranhos ou em qualquer hiperligação que pareça suspeita. Devido ao facto de mesmo as mensagens de amigos e da família poderem ser falsificadas, confirme com o remetente se este enviou realmente a mensagem.

  • Utilize apenas Web sites que forneçam declarações de privacidade ou informações acerca da utilização das informações pessoais.

  • Verifique rotineiramente os extractos bancários e do cartão de crédito e reporte quaisquer actividades suspeitas.

  • Mantenha o Windows e o Internet Explorer actualizados. Para mais informações, consulte Obter actualizações de segurança para o Windows .

Ocultar conteúdo O que deverei fazer se achar que escrevi as minhas informações pessoais ou financeiras num Web site de phishing?

Se fizer imediatamente o seguinte, poderá ajudar:

  • Altere as palavras-passe ou PINs em todas as contas online.

  • Peça para colocarem um alerta de fraude nos extractos de crédito. Consulte o seu gestor de conta ou conselheiro financeiro se não tiver a certeza de como o fazer.

  • Contacte directamente o banco ou revendedor online. Não clique na hiperligação na mensagem de correio electrónico fraudulenta.

  • Se souber quais as contas que foram acedidas ou abertas de forma fraudulenta, feche as contas.

Ocultar conteúdo O que fazer se descobrir que fui vítima de fraude?

Se fizer imediatamente o seguinte, poderá ajudar:

  • Faça queixa directamente à polícia.

  • Peça para colocarem um alerta de fraude nos extractos de crédito. Consulte o seu gestor de conta ou conselheiro financeiro se não tiver a certeza de como o fazer.

  • Altere as palavras-passe ou PINs em todas as contas online.

  • Contacte directamente o banco ou revendedor online. Não clique na hiperligação na mensagem de correio electrónico fraudulenta.

  • Se souber quais as contas que foram acedidas ou abertas de forma fraudulenta, feche as contas.

publicado por jorgepc às 03:30
sinto-me:

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

19
20

27

28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO