PESSOAL NESTE BLOG EU TRATO DE TUDO UM POUCO SOBRE INFORMÁTICA. ESTE BLOG SERVE EM PARTE PARA MIM COMO UM BLOCO DE NOTAS. PUBLICO AQUI MUITO ASSUNTO DE QUE ME PEDEM. ESPERO K APRECIEM ,

18
Mar 10

Editar fotos e imagens não é uma tarefa só para editores como o The GIMP e o Adobe Photoshop. Outros editores como o Paint.NET tem muita qualidade e ainda são gratuitos! Vamos desmitificar esta história de que só programas pagos são bons neste guia de uso do Paint.NET. Aqui você vai aprender a utilizar as ferramentas principais deste editor de imagens fantástico!

Selecionando e recortando imagens

Iniciaremos com o passo mais básico do programa: selecionar e recortar as imagens e fotografias. Escolha uma foto qualquer para fazer o teste, abra-a normalmente como em qualquer outro programa. Em seguida, clique no ícone que se assemelha a um laço. Use a tecla “S” no teclado se quiser um atalho para esta ferramenta. Clique em algum ponto da imagem para começar a seleção. Para os usuários que já conhecem o Photoshop, este laço é parecido com o do editor da Adobe. Depois de completar a seleção com esta ferramenta, recorte-a e faça o que desejar com a imagem já recortada. Neste caso, mudaremos de fundo para ilustrar.

Para alterar o fundo, escolha outra imagem qualquer e cole a seleção anterior no arquivo recém-aberto. Depois de colar a imagem, você pode girá-la. Clique na ferramenta de movimentação, depois posicione o mouse em cima da imagem e clique com o botão esquerdo para arrastá-la pela tela; para girar clique com o botão direito e gire para onde quiser. Quando tiver terminado, tecle “Enter” para finalizar e unir as imagens.


Outra forma de selecionar partes da imagem é utilizar a ferramenta Varinha Mágica. Ela funciona da seguinte maneira: agrupa os pixels próximos. É usado com freqüência maior nas imagens que têm fundos de cor homogênea ou regiões de cores bem definidas.

Pintando no Paint.NET

Note que a imagem ficou com alguns recortes em branco. Isso pode ser facilmente corrigido com duas ferramentas: Selecionador de cores e Pincel. Primeiro, clique no ícone do “Selecionador de cores” e clique no fundo preto para pegar a cor exata e não haver diferença na hora de pintar as partes brancas. Depois de ter selecionado a cor de fundo, clique na ferramenta “Pincel”; note que há opções desta ferramenta na parte superior da tela. Ali você pode aumentar ou diminuir a largura do pincel; para fazê-lo clique nos sinais de soma e subtração para ajustar o tamanho de acordo com as suas necessidades.

No caso da imagem de fundo utilizada no exemplo, há cores fortes e que seguem um desenho. Para dar mais realidade à montagem e pintar corretamente as partes brancas, utilize a ferramenta “Selo de clonagem”. Esta ferramenta copia um padrão e o repete nas regiões que você quiser. Para determinar a região que será copiada, pressione CTRL e clique na região a ser copiada. Ela ficará marcada com um círculo. O outro círculo é o pincel que irá colorir a área desejada. Outra forma de pintar é usar as ferramentas de seleção e em seguida aplicar uma segunda ferramenta chamada “Recolorir”.

Criando camadas

 

Para editar uma imagem sem interferir em outra quando elas estão num mesmo arquivo, criam-se camadas com as imagens. Criar camadas é bastante simples, na janela “Camadas” clique no primeiro ícone. Pronto! Sua nova camada está criada. Este recurso é útil não só para editar imagens sem interferências, mas também para aplicar efeitos e filtros.

 

 

 

 

Aplicando efeitos

Para aplicar efeitos e filtros, selecione a região ou camada em que deseja aplicá-lo e clique em “Efeitos” e escolha um dos vários efeitos da biblioteca do Paint.NET. Um dos mais úteis para a edição de fotografias é o “Desfocar”. Isto porque muitas vezes as bordas das fotografias recortadas ficam serrilhadas e desfocá-las. Contudo, é preciso ter cuidado para não exagerar no efeito e torná-la artificial como no caso ao lado.

No lado oposto ao “Desfocar” está o “Aumentar Nitidez”, encontrado na opção “Foto” dos “Efeitos”. Este efeito é usado para deixar alguma região ou camada mais definida, com os pixels mais evidentes. Outros efeitos que pode ser muito útil nestes casos são os que estão abrigados na opção “Ruído”. Eles podem melhorar a qualidade de fotos tiradas em baixa resolução – mas não espere milagres. É um efeito que ajuda, mas não vai transformar uma foto de qualidade ruim em uma imagem profissional.

Alterando contrastes e tonalidades

Muitas fotos só precisam de pequenos ajustes no contraste ou no brilho para ficarem boas. Para encontrar estas ferramentas no Paint.NET clique em “Ajustes”. Uma lista com várias ferramentas aparecerá, entre elas estão os controles de cor, níveis de cores, matizes e a transformação de cores para os padrões “Preto e Branco” e “Sépia”. Observe a foto do exemplo. Ela está muito escura e opaca. Para corrigir estes problemas usaremos duas ferramentas para ajustes: “Brilho / Contraste” e “Curvas”.

Estas duas ferramentas têm funções parecidas, o controle das curvas de luminosidade pode clarear fotos muito escuras e escurecer fotos muito claras – basta arrastar o ponto pelo gráfico até a foto ficar da melhor maneira. Depois de aplicarmos a mudança com a ferramenta “Curvas”, a foto fica como a figura 1. Agora clique novamente em “Ajustes” e selecione a opção “Brilho/Contraste” e arraste os ponteiros para obter o resultado desejado. No caso da foto do exemplo, ela fica como a figura 2.

Para alterar o tom, clique em “Ajustes” e em seguida em “Matiz/ saturação” e altere a cor de acordo com a necessidade da foto e o objetivo da edição. Já a transformação da imagem em preto e branco ou sépia é mais rápida porque já existem duas ferramentas para realizar esta transformação. O efeito depois de aplicado fica como as imagens abaixo.

Inserindo texto

Também é possível escrever no Paint.NET. Para fazê-lo, clique na ferramenta texto na barra de ferramentas do programa. Contudo, uma vez que ele já esteja digitado e você já apertou “Enter” não é mais possível editar aquele texto – ele passa a ser uma camada de imagem. Você pode alterar o tipo, tamanho, cor e estilo da fonte do seu texto. Três destas alterações são encontradas logo acima da barra de ferramentas, são elas: tipo de fonte, tamanho e estilo. A escolha da cor da fonte deve ser feita na janela de cores no canto inferior esquerdo da tela.

Inversões, redimensionamento e rotação

Em alguns casos pode ser necessário inverter, redimensionar ou rotacionar as imagens. Por exemplo, para criar um efeito espelhado de uma imagem é necessário duplicá-la e inverter.As três ferramentas para fazer estas alterações podem ser encontradas no menu “Imagem”. Nesta opção você encontra ferramentas como “Redimensionar”, “Inverter horizontalmente”, “Inverter verticalmente” e outras utilidades para a edição de imagem. Para aplicar estas ferramentas em camadas específicas, clique no menu “Camada” logo ao lado de “Imagem” e escolha qual delas é mais apropriada para a sua imagem.

Para criar o efeito espelhado, pode ser feito da seguinte maneira. Escolha uma imagem qualquer com fundo branco e faça uma cópia da camada. Nesta camada recém-criada, apague o fundo branco ao redor. Depois clique em “Camada” e em seguida em “Inverter verticalmente”. Salve a sua imagem; vamos prosseguir a explicação deste efeito no próximo tópico deste guia de uso.


Propriedade das camadas

As camadas são uma boa forma de editar partes da imagem separadamente. O Paint.NET possui um jeito diferente de trabalhar com estas camadas. Para editá-las, usa-se os botões da parte inferior da janela de camadas do editor de imagens. Se pudermos escolher os três principais dentre eles, seriam os botões “Criar nova camada”, “Propriedades da Camada” e os dois botões para movimentação de camadas para cima ou para baixo.


Em “Propriedades da Camada” é possível alterar o modo da camada, a opacidade, nome e a visibilidade dela. O controle da opacidade é importante para prosseguirmos com o efeito espelhado da imagem. Continuando com este efeito, clique na camada duplicada e invertida para selecioná-la, em seguida clique no último dos botões da barra de botões da janela de camadas, “Propriedades da Camada” e reduza a opacidade desta camada. Pronto! Seu efeito espelhado já está concluído!

Agora que você já conhece as ferramentas e efeitos principais do Paint.NET, comece a editar e tratar suas imagens neste editor de imagens completamente gratuito que não deixa nada a desejar em relação aos outros editores. Quando já tiver terminado de trabalhar nas suas imagens, lembre-se de salvá-las sempre em um formato que seja visualizado por qualquer navegador, no caso de produção de imagens para sites e blogs.

Escolham suas imagens e mãos à obra! Até a próxima!

publicado por jorgepc às 01:24
sinto-me:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

19
20

27

28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Tags

todas as tags

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO